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Título: Em resgate da Camisa Canarinho : um estudo de caso da campanha publicitária “Veste a Garra”
Autor(es): Leal, Felipe Lazzarini de Santi
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Comunicação organizacional
Campanhas publicitárias
Data de apresentação: 20-Dez-2023
Data de publicação: 15-Mar-2024
Referência: LEAL, Felipe Lazzarini de Santi. Em resgate da Camisa Canarinho: um estudo de caso da campanha publicitária “Veste a Garra”. 2023. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo geral desenvolver um estudo de caso acerca da campanha publicitária “Veste a Garra”, produzida em 2022 para o lançamento dos novos uniformes da seleçāo brasileira da Nike e da CBF, analisando as estratégias e medidas adotadas em prol da desassociação da “camiseta canarinho” do universo político da extrema direita. Para entender o contexto em que a campanha está inserida e atingir esse objetivo, foram utilizados métodos de coleta para compor o referencial teórico: a revisão bibliográfica a partir de trabalhos com temáticas similares e entrevistas estratégicas com publicitários da agência Wieden+Kennedy SP, organização responsável pelo desenvolvimento da campanha. O trabalho demonstra como elementos visuais, linguísticos e sonoros adotados na campanha foram utilizados nas diferentes plataformas para inspirar a Geração Z na luta para resgatar um símbolo que faz parte da identidade nacional brasileira. Por meio do conceito de comunicação integrada desenvolvido por Margarida Kunsch, este trabalho também tem como propósito analisar e pontuar o papel da comunicação organizacional dentro da campanha para atingir os objetivos selecionados.
Abstract: This monograph’s general objective is to develop a case study about the advertising campaign “Veste a Garra”, produced by Nike and CBF in 2022 for the launch of the new uniforms of the Brazilian national soccer team, analyzing strategies and measures adopted in favor of the disassociation of the “Canarinho jersey” from the political universe of the extreme right. In order to understand the context in which the campaign is inserted and achieve this objective, different methods were used to collect and compose the theoretical framework: a bibliographic review based on works with similar themes and strategic interviews featuring advertisers from Wieden+Kennedy SP, the advertising agency responsible for the development of the campaign. This work demonstrates how visual, linguistic and audio elements adopted in the campaign were utilized on different platforms to inspire GenZ into rescuing a symbol that integrates part of the Brazilian national identity. Through the concept of integrated communication developed by Margarida Kunsch, this monograph also aims to analyze and highlight the role of organizational communication within the campaign to achieve the selected objectives.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.
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