Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Geraldes, Elen Cristina | - |
dc.contributor.author | Leal, Felipe Lazzarini de Santi | - |
dc.identifier.citation | LEAL, Felipe Lazzarini de Santi. Em resgate da Camisa Canarinho: um estudo de caso da campanha publicitária “Veste a Garra”. 2023. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como objetivo geral desenvolver um estudo de caso acerca da campanha
publicitária “Veste a Garra”, produzida em 2022 para o lançamento dos novos uniformes da
seleçāo brasileira da Nike e da CBF, analisando as estratégias e medidas adotadas em prol da
desassociação da “camiseta canarinho” do universo político da extrema direita. Para entender
o contexto em que a campanha está inserida e atingir esse objetivo, foram utilizados métodos
de coleta para compor o referencial teórico: a revisão bibliográfica a partir de trabalhos com
temáticas similares e entrevistas estratégicas com publicitários da agência Wieden+Kennedy
SP, organização responsável pelo desenvolvimento da campanha. O trabalho demonstra como
elementos visuais, linguísticos e sonoros adotados na campanha foram utilizados nas
diferentes plataformas para inspirar a Geração Z na luta para resgatar um símbolo que faz
parte da identidade nacional brasileira. Por meio do conceito de comunicação integrada
desenvolvido por Margarida Kunsch, este trabalho também tem como propósito analisar e
pontuar o papel da comunicação organizacional dentro da campanha para atingir os objetivos
selecionados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação organizacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Campanhas publicitárias | pt_BR |
dc.title | Em resgate da Camisa Canarinho : um estudo de caso da campanha publicitária “Veste a Garra” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-15T14:38:06Z | - |
dc.date.available | 2024-03-15T14:38:06Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37946 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This monograph’s general objective is to develop a case study about the advertising campaign
“Veste a Garra”, produced by Nike and CBF in 2022 for the launch of the new uniforms of
the Brazilian national soccer team, analyzing strategies and measures adopted in favor of the
disassociation of the “Canarinho jersey” from the political universe of the extreme right. In
order to understand the context in which the campaign is inserted and achieve this objective,
different methods were used to collect and compose the theoretical framework: a
bibliographic review based on works with similar themes and strategic interviews featuring
advertisers from Wieden+Kennedy SP, the advertising agency responsible for the
development of the campaign. This work demonstrates how visual, linguistic and audio
elements adopted in the campaign were utilized on different platforms to inspire GenZ into
rescuing a symbol that integrates part of the Brazilian national identity. Through the concept
of integrated communication developed by Margarida Kunsch, this monograph also aims to
analyze and highlight the role of organizational communication within the campaign to
achieve the selected objectives. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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