Título: | As linhas discursivas sobre a mensagem do Telegram acerca do PL 2.630 no Twitter |
Autor(es): | Luciano, Rafaelly Linhares |
Orientador(es): | Flexor, Carina Luisa Ochi |
Assunto: | Fake news Notícias falsas Telegram (Rede social on-line) |
Data de apresentação: | 14-Dez-2023 |
Data de publicação: | 13-Mar-2024 |
Referência: | LUCIANO, Rafaelly Linhares. As linhas discursivas sobre a mensagem do Telegram acerca do PL 2.630 no Twitter. 2023. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O PL 2.630, também conhecido como Lei das Fake News, se tornou motivo de calorosos
debates na esfera pública brasileira. A mensagem enviada pelo Telegram, aplicativo de
mensagens instantâneas, despertou grande repercussão, gerando diferentes posicionamentos,
tornando-se um dos assuntos mais comentados no Twitter Brasil em maio do presente ano.
Considerando as interações mediadas pelo Twitter, o presente trabalho teve como objetivo
mapear e discutir as linhas discursivas acerca da mensagem enviada pelo Telegram, a seus
usuários no dia 09 de maio de 2023, sobre o referido Projeto de Lei. A partir de um arcabouço
teórico específico e de abordagem dedutiva, a investigação de perspectiva qualitativa exploratória fez uso da articulação da análise de redes sociais e de conteúdo, viabilizando a
compreensão das várias questões suscitadas pelo tema. Para a visualização dos dados, foram
criados mapas semânticos que, por sua vez, colaboraram com a identificação e análises
pretendidas. Os resultados alcançados apontam não apenas para a emergência da regulação das
plataformas digitais, como, sobretudo, sinalizam a polarização do país, divido, grosso modo,
em direita contrária ao Projeto de Lei e esquerda à favor. Ademais, destacam-se as críticas às
plataformas – com tuítes exigindo mais transparência –, assim como em relação aos veículos
de imprensa, como o conglomerado Rede Globo. |
Abstract: | The PL 2.630, also known as the Fake News Law, has become the subject of heated debates in
the Brazilian public sphere. The message sent via Telegram, an instant messaging application,
sparked significant repercussions, generating various viewpoints and becoming one of the most
discussed topics on Twitter Brazil in May of the current year. Considering the interactions
mediated by Twitter, this study aimed to map and discuss the discursive lines regarding the
message sent by Telegram to its users on May 9, 2023, regarding the aforementioned bill.
Employing a specific theoretical framework and a deductive approach, the qualitative exploratory investigation utilized the articulation of social network analysis and content
analysis, enabling the comprehension of the multiple issues raised by the subject. Semantic
maps were created to visualize the data, which in turn aided in the identification and intended
analyses. The results achieved point not only to the emergence of digital platform regulation
but also signal the polarization of the country, roughly divided between the right opposing the
proposed bill and the left in favor of it. Furthermore, criticisms of the platforms stand out –
with tweets demanding more transparency – as well as regarding the press, such as the
conglomerate Rede Globo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.