| Título:  | As linhas discursivas sobre a mensagem do Telegram acerca do PL 2.630 no Twitter | 
| Autor(es):  | Luciano, Rafaelly Linhares | 
| Orientador(es):  | Flexor, Carina Luisa Ochi | 
| Assunto:  | Fake news Notícias falsas Telegram (Rede social on-line) | 
| Data de apresentação:  | 14-Dez-2023 | 
| Data de publicação:  | 13-Mar-2024 | 
| Referência:  | LUCIANO, Rafaelly Linhares. As linhas discursivas sobre a mensagem do Telegram acerca do PL 2.630 no Twitter. 2023. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | 
| Resumo:  | O PL 2.630, também conhecido como Lei das Fake News, se tornou motivo de calorosos 
debates na esfera pública brasileira. A mensagem enviada pelo Telegram, aplicativo de 
mensagens instantâneas, despertou grande repercussão, gerando diferentes posicionamentos, 
tornando-se um dos assuntos mais comentados no Twitter Brasil em maio do presente ano. 
Considerando as interações mediadas pelo Twitter, o presente trabalho teve como objetivo 
mapear e discutir as linhas discursivas acerca da mensagem enviada pelo Telegram, a seus 
usuários no dia 09 de maio de 2023, sobre o referido Projeto de Lei. A partir de um arcabouço 
teórico específico e de abordagem dedutiva, a investigação de perspectiva qualitativa exploratória fez uso da articulação da análise de redes sociais e de conteúdo, viabilizando a 
compreensão das várias questões suscitadas pelo tema. Para a visualização dos dados, foram 
criados mapas semânticos que, por sua vez, colaboraram com a identificação e análises 
pretendidas. Os resultados alcançados apontam não apenas para a emergência da regulação das 
plataformas digitais, como, sobretudo, sinalizam a polarização do país, divido, grosso modo, 
em direita contrária ao Projeto de Lei e esquerda à favor. Ademais, destacam-se as críticas às 
plataformas – com tuítes exigindo mais transparência –, assim como em relação aos veículos 
de imprensa, como o conglomerado Rede Globo. | 
| Abstract:  | The PL 2.630, also known as the Fake News Law, has become the subject of heated debates in 
the Brazilian public sphere. The message sent via Telegram, an instant messaging application, 
sparked significant repercussions, generating various viewpoints and becoming one of the most 
discussed topics on Twitter Brazil in May of the current year. Considering the interactions 
mediated by Twitter, this study aimed to map and discuss the discursive lines regarding the 
message sent by Telegram to its users on May 9, 2023, regarding the aforementioned bill. 
Employing a specific theoretical framework and a deductive approach, the qualitative exploratory investigation utilized the articulation of social network analysis and content 
analysis, enabling the comprehension of the multiple issues raised by the subject. Semantic 
maps were created to visualize the data, which in turn aided in the identification and intended 
analyses. The results achieved point not only to the emergence of digital platform regulation 
but also signal the polarization of the country, roughly divided between the right opposing the 
proposed bill and the left in favor of it. Furthermore, criticisms of the platforms stand out –
with tweets demanding more transparency – as well as regarding the press, such as the 
conglomerate Rede Globo. | 
| Informações adicionais:  | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023. | 
| Licença:  | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | 
| Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
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