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Título: Da telepatia ao poder feminino : como as campanhas publicitárias da Avon se alinharam a quarta onda feminista no Brasil?
Autor(es): Melo, Karine Silva
Orientador(es): Batista, Beatriz Beraldo
Assunto: Marca de produtos
Feminismo
Campanhas publicitárias
Data de apresentação: 12-Dez-2023
Data de publicação: 13-Mar-2024
Referência: MELO, Karine Silva. Da telepatia ao poder feminino: como as campanhas publicitárias da Avon se alinharam a quarta onda feminista no Brasil?. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Neste trabalho, buscamos entender como a marca de cosméticos Avon realizou um alinhamento de suas campanhas publicitárias à quarta onda do feminismo no Brasil, e porquê essa mudança foi importante e necessária. Para isso, foi realizada uma pesquisa a fim de conhecer a profundidade do impacto da comunicação e da publicidade na sociedade, e como essa representação acerca de mulheres pode afetá-las. A pesquisa também se estende a compreender a evolução do Movimento Feminista no mundo e no Brasil, e qual sua influência na comunicação de marcas – trazendo, por fim, dois anúncios da marca Avon como exemplo de comunicação antes e depois do reposicionamento da marca, que foi realizado com a ajuda da consultoria feminista Think Eva, em 2015. Os anúncios "Você com superpoderes" e "Acredite no poder das mulheres" foram veiculados, respectivamente, em 2012 e 2019, e em fases muito diferentes para a comunicação da marca – fato que é possível observar através de análise do discurso da marca nos vídeos.
Abstract: The purpose of this final paper is to seek understanding about how the cosmetics brand Avon aligned its advertising campaigns with the fourth wave of feminism in Brazil, and why this change was important and necessary. To this end, research was carried out in order to comprehend the depth of the impact of communication and advertising on society, and how this representation of women can affect them. The research also extends to understanding the evolution of the Feminist Movement in the world and in Brazil, and its influence on brand communication – bringing two advertisements from Avon brand as an example of communication before and after the brand's repositioning, which was carried out with the help of the feminist consultancy Think Eva, in 2015. The advertisements "Você com superpoderes" (“You with superpowers”) and “Acredite no poder das mulheres” ("Believe in the power of women") were broadcast, respectively, in 2012 and 2019, and in very different phases for the brand's communication – a fact that can be observed through analysis of the brand’s discourse in the videos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023.
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