Título: | Fenty beauty e as “novas” tonalidades de maquiagem para pele negra : o mercado descobriu que o Negro não tem uma só cor |
Autor(es): | Marques, Isadora Marciano |
Orientador(es): | Batista, Beatriz Beraldo |
Assunto: | Mulheres negras Maquiagem Análise do Discurso Crítica (ADC) |
Data de apresentação: | 11-Dez-2023 |
Data de publicação: | 13-Mar-2024 |
Referência: | MARQUES, Isadora Marciano. Fenty beauty e as “novas” tonalidades de maquiagem para pele negra: o mercado descobriu que o Negro não tem uma só cor. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este estudo examina o impacto dos movimentos de representatividade no
surgimento de marcas como a Fenty Beauty. O trabalho contextualiza a posição
histórica da mulher negra na sociedade, abordando como a mídia a retrata, muitas
vezes reforçando estereótipos. Ademais, destaca as dinâmicas do mercado de
cosméticos e sua relação com as consumidoras negras. Como forma de verificar a
demanda da comunidade negra e como os produtos da Fenty Beauty foram recebidos
por esse público, também se optou por utilizar a metodologia da Análise do Discurso
observando o canal de youtube “Herdeira da Beleza” e, mais especificamente, o
quadro “Tom Mais Escuro” protagonizado pelo influenciador Tássio Santos ao lado da
modelo Joice Lima. Os resultados indicam que o lançamento desses produtos
atenderam a uma demanda significativa do público negro e também evidenciaram as
características racistas do mercado da cosmética devido à falta de representatividade
e diversidade em seus produtos. |
Abstract: | This study examines the impact of representation movements on the creation
of brands such as Fenty Beauty. The work contextualizes the historical position of
black women in society, addressing how the media portrays them, often reinforcing
stereotypes. It also highlights the dynamics of the cosmetics market and their relation
with black consumers. As a way of verifying the demand from the black community
and how Fenty Beauty's products have been received by this audience, we also
decided to use the methodology of Discourse Analysis by observing the YouTube
channel "Herdeira da Beleza" and, more specifically, the segment "Tom Mais Escuro"
starring the influencer Tássio Santos alongside the model Joice Lima. The results
indicate that the release of these products satisfied a significant demand from the black
public and also revealed the racist characteristics of the cosmetics market due to the
lack of representation and diversity in their products. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023. |
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