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dc.contributor.advisorBatista, Beatriz Beraldo-
dc.contributor.authorMarques, Isadora Marciano-
dc.identifier.citationMARQUES, Isadora Marciano. Fenty beauty e as “novas” tonalidades de maquiagem para pele negra: o mercado descobriu que o Negro não tem uma só cor. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo examina o impacto dos movimentos de representatividade no surgimento de marcas como a Fenty Beauty. O trabalho contextualiza a posição histórica da mulher negra na sociedade, abordando como a mídia a retrata, muitas vezes reforçando estereótipos. Ademais, destaca as dinâmicas do mercado de cosméticos e sua relação com as consumidoras negras. Como forma de verificar a demanda da comunidade negra e como os produtos da Fenty Beauty foram recebidos por esse público, também se optou por utilizar a metodologia da Análise do Discurso observando o canal de youtube “Herdeira da Beleza” e, mais especificamente, o quadro “Tom Mais Escuro” protagonizado pelo influenciador Tássio Santos ao lado da modelo Joice Lima. Os resultados indicam que o lançamento desses produtos atenderam a uma demanda significativa do público negro e também evidenciaram as características racistas do mercado da cosmética devido à falta de representatividade e diversidade em seus produtos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMulheres negraspt_BR
dc.subject.keywordMaquiagempt_BR
dc.subject.keywordAnálise do Discurso Crítica (ADC)pt_BR
dc.titleFenty beauty e as “novas” tonalidades de maquiagem para pele negra : o mercado descobriu que o Negro não tem uma só corpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-13T13:11:08Z-
dc.date.available2024-03-13T13:11:08Z-
dc.date.submitted2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37933-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study examines the impact of representation movements on the creation of brands such as Fenty Beauty. The work contextualizes the historical position of black women in society, addressing how the media portrays them, often reinforcing stereotypes. It also highlights the dynamics of the cosmetics market and their relation with black consumers. As a way of verifying the demand from the black community and how Fenty Beauty's products have been received by this audience, we also decided to use the methodology of Discourse Analysis by observing the YouTube channel "Herdeira da Beleza" and, more specifically, the segment "Tom Mais Escuro" starring the influencer Tássio Santos alongside the model Joice Lima. The results indicate that the release of these products satisfied a significant demand from the black public and also revealed the racist characteristics of the cosmetics market due to the lack of representation and diversity in their products.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



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