Título: | Interfaces da atratividade : estudo sobre comunicação e cultura organizacional na empresa júnior Doisnovemeia Publicidade |
Autor(es): | Lemos, Fernanda Meireles de Souza |
Orientador(es): | Curvello, João José Azevedo |
Assunto: | Comunicação organizacional Cultura organizacional Empresa Júnior |
Data de apresentação: | 18-Dez-2023 |
Data de publicação: | 12-Mar-2024 |
Referência: | LEMOS, Fernanda Meireles de Souza. Interfaces da atratividade: estudo sobre comunicação e cultura organizacional na empresa júnior Doisnovemeia Publicidade. 2023. 146 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O trabalho propõe um estudo de caso na empresa júnior Doisnovemeia
Publicidade, que visa explorar como a cultura organizacional influencia as práticas
comunicacionais da mesma. A revisão teórica incorpora conceitos de cultura
organizacional e comunicação integrada, apoiando-se nas teorias de Edgar Schein
(1984; 2009) e Margarida Kunsch (2003; 2006; 2014; 2020). Schein oferece uma
compreensão aprofundada sobre como a cultura organizacional se desenvolve e
afeta o comportamento e as práticas dentro de uma organização. Kunsch enfatiza a
importância da comunicação integrada na construção e manutenção de uma
imagem corporativa coesa e eficaz. A metodologia é voltada para o aspecto
qualitativo, envolvendo investigações documentais aprofundadas, observação direta
e entrevistas semiabertas, com intuito de promover um resgate histórico da empresa
júnior, a análise dos valores declarados e dos artefatos visíveis e a investigação das
diferentes modalidades de comunicação integrada. A conclusão ressalta a interação
dinâmica entre cultura e comunicação, destacando seu impacto significativo na
atração e retenção de talentos e sua influência na eficácia geral da comunicação
interna e externa da empresa. |
Abstract: | The paper proposes a case study on the junior enterprise Doisnovemeia
Publicidade, aiming to explore how organizational culture influences its
communication practices. The theoretical review incorporates concepts of
organizational culture and integrated communication, drawing on the theories of
Edgar Schein (1984; 2009) and Margarida Kunsch (2003; 2006; 2014; 2020). Schein
provides an in-depth understanding of how organizational culture develops and
affects behavior and practices within an organization. Kunsch emphasizes the
importance of integrated communication in building and maintaining a cohesive and
effective corporate image. The methodology is focused on the qualitative aspect,
involving in-depth documentary investigations, direct observation, and
semi-structured interviews, intending to recover the historical background of the
junior company, analyze declared values and visible artifacts, and investigate
different modalities of integrated communication. The conclusion highlights the
dynamic interaction between culture and communication, emphasizing their
significant impact on talent attraction and retention and their influence on the overall
effectiveness of internal and external company communication. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
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