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Título: Interfaces da atratividade : estudo sobre comunicação e cultura organizacional na empresa júnior Doisnovemeia Publicidade
Autor(es): Lemos, Fernanda Meireles de Souza
Orientador(es): Curvello, João José Azevedo
Assunto: Comunicação organizacional
Cultura organizacional
Empresa Júnior
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 12-Mar-2024
Referência: LEMOS, Fernanda Meireles de Souza. Interfaces da atratividade: estudo sobre comunicação e cultura organizacional na empresa júnior Doisnovemeia Publicidade. 2023. 146 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O trabalho propõe um estudo de caso na empresa júnior Doisnovemeia Publicidade, que visa explorar como a cultura organizacional influencia as práticas comunicacionais da mesma. A revisão teórica incorpora conceitos de cultura organizacional e comunicação integrada, apoiando-se nas teorias de Edgar Schein (1984; 2009) e Margarida Kunsch (2003; 2006; 2014; 2020). Schein oferece uma compreensão aprofundada sobre como a cultura organizacional se desenvolve e afeta o comportamento e as práticas dentro de uma organização. Kunsch enfatiza a importância da comunicação integrada na construção e manutenção de uma imagem corporativa coesa e eficaz. A metodologia é voltada para o aspecto qualitativo, envolvendo investigações documentais aprofundadas, observação direta e entrevistas semiabertas, com intuito de promover um resgate histórico da empresa júnior, a análise dos valores declarados e dos artefatos visíveis e a investigação das diferentes modalidades de comunicação integrada. A conclusão ressalta a interação dinâmica entre cultura e comunicação, destacando seu impacto significativo na atração e retenção de talentos e sua influência na eficácia geral da comunicação interna e externa da empresa.
Abstract: The paper proposes a case study on the junior enterprise Doisnovemeia Publicidade, aiming to explore how organizational culture influences its communication practices. The theoretical review incorporates concepts of organizational culture and integrated communication, drawing on the theories of Edgar Schein (1984; 2009) and Margarida Kunsch (2003; 2006; 2014; 2020). Schein provides an in-depth understanding of how organizational culture develops and affects behavior and practices within an organization. Kunsch emphasizes the importance of integrated communication in building and maintaining a cohesive and effective corporate image. The methodology is focused on the qualitative aspect, involving in-depth documentary investigations, direct observation, and semi-structured interviews, intending to recover the historical background of the junior company, analyze declared values and visible artifacts, and investigate different modalities of integrated communication. The conclusion highlights the dynamic interaction between culture and communication, emphasizing their significant impact on talent attraction and retention and their influence on the overall effectiveness of internal and external company communication.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023.
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