Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37920
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DanielJeremiasFreitasSousa_tcc.pdf76,92 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Além das páginas : o livro-objeto como suporte de narrativas fantásticas ilustradas
Autor(es): Sousa, Daniel Jeremias Freitas
Orientador(es): Higawa, Célia Kinuko Matsunaga
Assunto: Livro-objeto
Literatura - fantasia
Ilustração de livros
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 12-Mar-2024
Referência: SOUSA, Daniel Jeremias Freitas. Além das páginas: o livro-objeto como suporte de narrativas fantásticas ilustradas. 2023. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este memorial explora a temática do livro como objeto e suas possibilidades, assim como da ilustração e da fantasia para a criação de um livro. A aplicação desses conceitos gerou o produto intitulado “Além das páginas”, um livro criado por meio de experimentações nos campos da escrita, design gráfico, design editorial, ilustração e artesanato a partir de conhecimentos obtidos no curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e disciplinas cursadas em outros departamentos da Universidade de Brasília. Tem-se como base para o trabalho os conceitos de livro-objeto, livro de artista e livro imagem, assim como o fantástico e o maravilhoso e a imagem aqui abordada na perspectiva da ilustração. O memorial e a produção do livro foram feitos em três passos principais, sendo eles a pesquisa bibliográfica e escrita, a busca por referências para o produto e a criação dele. Por fim, o livro “Além das páginas” explora a fantasia e a magia de um mundo observado e reúnem experimentações na ilustração e no design editorial.
Abstract: This work explores the theme of the book as an object and its possibilities, as well as those of illustration and fantasy in the creation of a book. The application of these concepts generated the product titled “Além das páginas”, or “Beyond the pages” on English, a book created through experiments in the fields of writing, graphic design, editorial design, illustration and artistic crafts based on knowledge obtained in the Social Communication course with qualification in Advertising and Publicity and subjects studied in others departments at the University of Brasília. The basis for the work are the concepts of object-book, artist's book and image book, fantasy, wonder and the image, discussed here from the perspective of illustration. This work and the production of the book were carried out in three main steps, namely research bibliography and writing, reference search for the product and its creation. In conclusion, the book “Beyond the Pages” explores the fantasy and magic of a world observed and brings together experiments in illustration and editorial design
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.