Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37875
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DiegoDaHoraSimas_tcc.pdf2,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Entrefios e carimbos : discursos patrimoniais sobre as belas artes de Bispo Do Rosário
Autor(es): Simas, Diego da Hora
Orientador(es): Macedo, Adriana Mattos Clen
Assunto: Rosário, Arthur Bispo do, 1909-1989
Arte contemporânea
Patrimônio artístico-cultural
Artistas brasileiros
Data de apresentação: 23-Fev-2023
Data de publicação: 7-Mar-2024
Referência: SIMAS, Diego da Hora. Entrefios e carimbos: discursos patrimoniais sobre as belas artes de Bispo Do Rosário. 2023. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Aos 19 dias de setembro de 2018, a Coleção Arthur Bispo do Rosário foi tombada como patrimônio Cultural do Brasil, tendo o conjunto quase completo da obra do artista, sob guarda do Museu Arthur Bispo do Rosário Arte Contemporânea, inscrito no Livro de Tombo de Belas Artes. O objetivo desta pesquisa é analisar o processo de tombamento da Coleção Arthur Bispo do Rosário. Assim, se situa na interrelação entre o campo das artes e o campo do patrimônio cultural, analisando os caminhos para a consagração do artista por meio do tombamento do seu acervo em nível federal e alguns de seus efeitos para a escrita oficial da narrativa nacional.
Abstract: On September 19th, 2018, the art Collection of Arthur Bispo do Rosário was listed as a Cultural Heritage of Brazil by its inscription on the Book of Fine Arts. This collection gathers almost the complete set of the artist's work and it is under the custody of the Museum Arthur Bispo do Rosário Arte Contemporânea. This research aims at studying the listing process of Rosário's Collection. Thus, it is situated in between the fields of Arts and Cultural Heritage. I will analyze how the enlistment of his work as a cultural heritage built paths for the artist’s renown, as well as some of the effects of the enlistment for the official writing of a national narrative.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.