Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Macedo, Adriana Mattos Clen | - |
dc.contributor.author | Simas, Diego da Hora | - |
dc.identifier.citation | SIMAS, Diego da Hora. Entrefios e carimbos: discursos patrimoniais sobre as belas artes de Bispo Do Rosário. 2023. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Aos 19 dias de setembro de 2018, a Coleção Arthur Bispo do Rosário foi tombada como
patrimônio Cultural do Brasil, tendo o conjunto quase completo da obra do artista, sob guarda
do Museu Arthur Bispo do Rosário Arte Contemporânea, inscrito no Livro de Tombo de Belas
Artes. O objetivo desta pesquisa é analisar o processo de tombamento da Coleção Arthur Bispo
do Rosário. Assim, se situa na interrelação entre o campo das artes e o campo do patrimônio
cultural, analisando os caminhos para a consagração do artista por meio do tombamento do seu
acervo em nível federal e alguns de seus efeitos para a escrita oficial da narrativa nacional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rosário, Arthur Bispo do, 1909-1989 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio artístico-cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artistas brasileiros | pt_BR |
dc.title | Entrefios e carimbos : discursos patrimoniais sobre as belas artes de Bispo Do Rosário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T18:34:52Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T18:34:52Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37875 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | On September 19th, 2018, the art Collection of Arthur Bispo do Rosário was listed as a Cultural
Heritage of Brazil by its inscription on the Book of Fine Arts. This collection gathers almost
the complete set of the artist's work and it is under the custody of the Museum Arthur Bispo do
Rosário Arte Contemporânea. This research aims at studying the listing process of Rosário's
Collection. Thus, it is situated in between the fields of Arts and Cultural Heritage. I will analyze
how the enlistment of his work as a cultural heritage built paths for the artist’s renown, as well
as some of the effects of the enlistment for the official writing of a national narrative. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|