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Título: A arte de Tatti Moreno na Praça dos Orixás : um estudo iconográfico
Autor(es): Silva, Claudio Francisco Ferreira da
Orientador(es): Oliveira, Daniel Fernandes Batista de
Assunto: Iconografia
Distrito Federal (DF) - Praça dos Orixás
Escultura
Orixás
Data de apresentação: 20-Jul-2023
Data de publicação: 7-Mar-2024
Referência: SILVA, Claudio Francisco Ferreira da. A arte de Tatti Moreno na Praça dos Orixás: um estudo iconográfico. 2023. 151 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objeto de estudo os Orixás situados na Praça dos Orixás, na cidade de Brasília, Distrito Federal. A criação da Praça dos Orixás e o conjunto escultórico de Tatti Moreno são investigados, com o intuito de analisar as esculturas como elementos que se relacionam com a arte pública. Destacamos o trabalho do artista Tatti Moreno e sua busca de uma identidade brasileira, cujo testemunho é imprescindível para a compreensão do âmbito sagrado. O problema de pesquisa centrouse nas questões pautadas pelo estudo iconográfico das representações dos Orixás que animam os pedestais na praça. Metodologicamente, construímos um arcabouço a partir de estudos textos que constroem uma historiografia sobre a arte negra no Brasil. O trabalho encontra-se estruturado em três capítulos: o primeiro capítulo desenvolve, cronologicamente, um panorama histórico sobre a praça dos orixás e uma breve biografia do artista Tatti Moreno. O capítulo 2 dedica-se à leitura de textos a respeito da arte negra no Brasil e o sincretismo. E o capítulo 3 realiza descrição e análise iconográfica e iconológica das dezesseis divindades da Praça dos Orixás. A pesquisa pretende contribuir com aos estudos sobre a produção iconográfica afro-brasileira. Expressa ainda suas impressões sobre os segredos e a magia ancestrais instaurados na praça, cuja produção é muito vasta para ser esgotada por este trabalho.
Abstract: This course completion work has as its object of study the Orixás located in Praça dos Orixás, located in Brasília, Federal District. The creation of Praça dos Orixás and the sculptural set of Tatti Moreno are investigated, with the aim of analyzing the sculptures as elements that relate to public art. We highlight the work of the artist Tatti Moreno and his search for a Brazilian identity, whose testimony is essential for understanding the sacred scope. The research problem was centered on questions guided by the iconographic study of the representations of the Orixás that animate the pedestals in the square. Methodologically, we build a framework based on text studies that build a historiography on black art in Brazil. The work is structured in three chapters: the first chapter develops, chronologically, a historical overview of the Praça dos Orixás and a brief biography of the artist Tatti Moreno. Chapter 2 is dedicated to the reading of texts about black art in Brazil and syncretism. And chapter 3 carries out a description and iconographic and iconological analysis of the sixteen deities of Praça dos Orixás. The research aims to contribute to studies of Afro-Brazilian iconographic production. He also expresses his impressions about the ancestral secrets and magic established in the square, whose production is too vast to be exhausted by this work.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



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