Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Daniel Fernandes Batista de | - |
dc.contributor.author | Silva, Claudio Francisco Ferreira da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Claudio Francisco Ferreira da. A arte de Tatti Moreno na Praça dos Orixás: um estudo iconográfico. 2023. 151 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem por objeto de estudo os Orixás situados na Praça
dos Orixás, na cidade de Brasília, Distrito Federal. A criação da Praça dos Orixás e o
conjunto escultórico de Tatti Moreno são investigados, com o intuito de analisar as
esculturas como elementos que se relacionam com a arte pública. Destacamos o trabalho
do artista Tatti Moreno e sua busca de uma identidade brasileira, cujo testemunho é
imprescindível para a compreensão do âmbito sagrado. O problema de pesquisa centrouse nas questões pautadas pelo estudo iconográfico das representações dos Orixás que
animam os pedestais na praça. Metodologicamente, construímos um arcabouço a partir
de estudos textos que constroem uma historiografia sobre a arte negra no Brasil. O
trabalho encontra-se estruturado em três capítulos: o primeiro capítulo desenvolve,
cronologicamente, um panorama histórico sobre a praça dos orixás e uma breve biografia
do artista Tatti Moreno. O capítulo 2 dedica-se à leitura de textos a respeito da arte negra
no Brasil e o sincretismo. E o capítulo 3 realiza descrição e análise iconográfica e
iconológica das dezesseis divindades da Praça dos Orixás. A pesquisa pretende contribuir
com aos estudos sobre a produção iconográfica afro-brasileira. Expressa ainda suas
impressões sobre os segredos e a magia ancestrais instaurados na praça, cuja produção é
muito vasta para ser esgotada por este trabalho. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Iconografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - Praça dos Orixás | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orixás | pt_BR |
dc.title | A arte de Tatti Moreno na Praça dos Orixás : um estudo iconográfico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T18:19:56Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T18:19:56Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37874 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This course completion work has as its object of study the Orixás located in Praça dos
Orixás, located in Brasília, Federal District. The creation of Praça dos Orixás and the
sculptural set of Tatti Moreno are investigated, with the aim of analyzing the sculptures
as elements that relate to public art. We highlight the work of the artist Tatti Moreno and
his search for a Brazilian identity, whose testimony is essential for understanding the
sacred scope. The research problem was centered on questions guided by the iconographic
study of the representations of the Orixás that animate the pedestals in the square.
Methodologically, we build a framework based on text studies that build a historiography
on black art in Brazil. The work is structured in three chapters: the first chapter develops,
chronologically, a historical overview of the Praça dos Orixás and a brief biography of
the artist Tatti Moreno. Chapter 2 is dedicated to the reading of texts about black art in
Brazil and syncretism. And chapter 3 carries out a description and iconographic and
iconological analysis of the sixteen deities of Praça dos Orixás. The research aims to
contribute to studies of Afro-Brazilian iconographic production. He also expresses his
impressions about the ancestral secrets and magic established in the square, whose
production is too vast to be exhausted by this work. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
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