Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37874
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ClaudioFranciscoFerreiraSilva_tcc.pdf8,7 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Daniel Fernandes Batista de-
dc.contributor.authorSilva, Claudio Francisco Ferreira da-
dc.identifier.citationSILVA, Claudio Francisco Ferreira da. A arte de Tatti Moreno na Praça dos Orixás: um estudo iconográfico. 2023. 151 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem por objeto de estudo os Orixás situados na Praça dos Orixás, na cidade de Brasília, Distrito Federal. A criação da Praça dos Orixás e o conjunto escultórico de Tatti Moreno são investigados, com o intuito de analisar as esculturas como elementos que se relacionam com a arte pública. Destacamos o trabalho do artista Tatti Moreno e sua busca de uma identidade brasileira, cujo testemunho é imprescindível para a compreensão do âmbito sagrado. O problema de pesquisa centrouse nas questões pautadas pelo estudo iconográfico das representações dos Orixás que animam os pedestais na praça. Metodologicamente, construímos um arcabouço a partir de estudos textos que constroem uma historiografia sobre a arte negra no Brasil. O trabalho encontra-se estruturado em três capítulos: o primeiro capítulo desenvolve, cronologicamente, um panorama histórico sobre a praça dos orixás e uma breve biografia do artista Tatti Moreno. O capítulo 2 dedica-se à leitura de textos a respeito da arte negra no Brasil e o sincretismo. E o capítulo 3 realiza descrição e análise iconográfica e iconológica das dezesseis divindades da Praça dos Orixás. A pesquisa pretende contribuir com aos estudos sobre a produção iconográfica afro-brasileira. Expressa ainda suas impressões sobre os segredos e a magia ancestrais instaurados na praça, cuja produção é muito vasta para ser esgotada por este trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIconografiapt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - Praça dos Orixáspt_BR
dc.subject.keywordEsculturapt_BR
dc.subject.keywordOrixáspt_BR
dc.titleA arte de Tatti Moreno na Praça dos Orixás : um estudo iconográficopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-07T18:19:56Z-
dc.date.available2024-03-07T18:19:56Z-
dc.date.submitted2023-07-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37874-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This course completion work has as its object of study the Orixás located in Praça dos Orixás, located in Brasília, Federal District. The creation of Praça dos Orixás and the sculptural set of Tatti Moreno are investigated, with the aim of analyzing the sculptures as elements that relate to public art. We highlight the work of the artist Tatti Moreno and his search for a Brazilian identity, whose testimony is essential for understanding the sacred scope. The research problem was centered on questions guided by the iconographic study of the representations of the Orixás that animate the pedestals in the square. Methodologically, we build a framework based on text studies that build a historiography on black art in Brazil. The work is structured in three chapters: the first chapter develops, chronologically, a historical overview of the Praça dos Orixás and a brief biography of the artist Tatti Moreno. Chapter 2 is dedicated to the reading of texts about black art in Brazil and syncretism. And chapter 3 carries out a description and iconographic and iconological analysis of the sixteen deities of Praça dos Orixás. The research aims to contribute to studies of Afro-Brazilian iconographic production. He also expresses his impressions about the ancestral secrets and magic established in the square, whose production is too vast to be exhausted by this work.pt_BR
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.