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Título: O melhor amigo da publicidade : uma análise do uso do cachorro em anúncios audiovisuais (2018-2022)
Autor(es): Rito, Marina Castelo Branco Alves Semeraro
Orientador(es): Batista, Beatriz Beraldo
Coorientador(es): Iasbeck, Luiz Carlos
Assunto: Campanhas publicitárias
Propaganda
Publicidade e propaganda
Cão
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 7-Mar-2024
Referência: RITO, Marina Castelo Branco Alves Semeraro. O melhor amigo da publicidade: uma análise do uso do cachorro em anúncios audiovisuais (2018-2022). 2023. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho analisa a utilização de cachorros em propagandas audiovisuais de diversos segmentos, veiculadas no período entre 2018-2022, com foco no mercado nacional. Refere-se a uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é abordar a imagem do cachorro em propagandas e seus desdobramentos. Entende-se que os cachorros podem ser símbolos de muitas marcas, de diversas categorias e, portanto, estão presentes em comerciais de alimentos, bancos, sandálias, serviços on-line, seguros, marketplace imobiliário etc. Percebeu-se que utilização de animais em propagandas é uma forma poderosa de atrair os clientes de forma instantânea. A metodologia utilizada se constituiu em análises semióticas de anúncios arquivados na plataforma de vídeos Youtube, da empresa Google, que possuíssem cachorros de diversas raças.
Abstract: This thesis analyzes the participation of dogs in audiovisual advertising campaigns from different markets, publicized in the period between 2018 and 2022, with a focus on the Brazilian national market. It is a bibliographic research which aims to approach the image of dogs in ads and its consequences. It is understood that dogs can be used as symbols for many brands, from a variety of segments and, therefore, are present in commercials for food, banks, shoewear, online services, insurances, real estate, among others. It is noted that the use of animals in advertisements is a powerful tool for instant customer attraction. The methodology for this research consists in semiotic analyses of archived advertising campaigns on the video platform YouTube, of the company Google, containing dogs from a variety of breeds.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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