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Título: O Caso Puga Garcia : uma atribuição de plágio
Autor(es): Rocha, Sherlei Flôres da
Orientador(es): Macedo, Adriana Mattos Clen
Assunto: Plágio
Arte - estética
Suicídio
Brasil - história - Primeira República
Data de apresentação: 17-Fev-2022
Data de publicação: 5-Mar-2024
Referência: ROCHA, Sherlei Flôres da. O Caso Puga Garcia: uma atribuição de plágio. 2022. 107 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Gaspar Puga Garcia (1881-1912), jovem pintor que ganha o prêmio de viagem ao estrangeiro na XVIII Exposição Geral de Bellas Artes, o Salão de 1911, no Rio de Janeiro, com o quadro Pastor ou Pastor da Arcadia, foi acusado de plagiar uma obra do pintor Antonio de Souza Vianna (1871-1904), O Pastor ou O Flautista. Diante da divulgação nos jornais de um pedido de investigação oficial dessa acusação, Puga Garcia se suicida. Esse triste episódio gera uma comoção no meio artístico e na sociedade em geral desencadeando uma série de manifestações na imprensa em prol e contra o artista. Este trabalho visa compreender esse caso através recomposição dos fatos divulgados pela imprensa, das manifestações da crítica e dos artistas em geral sobre essa atribuição de plágio. Para contextualizar o caso se fez necessária uma pesquisa sobre os prêmios de viagem e as Exposições Gerais de Belas Artes no período de 1901 a 1911, casos históricos de plágio e critérios utilizados pela Escola Nacional de Belas Artes na avaliação das obras concorrentes.
Abstract: Gaspar Puga Garcia (1881-1912) was a young painter who won the “Prêmio de Viagem ao estrangeiro” at the “XVIII Exposição Geral de Belas Artes”, at “Salão de 1911”, in Rio de Janeiro, with the painting Pastor or Pastor da Arcadia. He was accused of plagiarising a piece from the painter Antonio de Souza Vianna (1871- 1904), O Pastor ou O Flautista. After news of an official investigation petition was released, Pupa Garcia committed suicide. That caused a big commotion in the artistic community and in society, leading to a lot of media attention both defending and accusing the painter. This work intends to understand the situation by revisiting the facts released by the press, through the critics’ comments and through the artists’ observations about the plagiarism allegations. In order to better understand the situation, a research on the Travel Prize (Prêmio de Viagem) and the “Exposições Gerais de Belas Artes” between 1901 and 1911 was needed, as well as on the history of plagiarism and on the criteria used by School of Fine Arts (Escola Nacional de Belas Artes) when evaluating the competing works.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



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