Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37843
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MilenaGoncalvesMarques_tcc.pdf1,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Vilipêndio de cadáveres e condutas correlatas: abordagem jurídica e médico-legal para a prevenção e responsabilização
Autor(es): Marques, Milena Gonçalves
Orientador(es): Galvão, Malthus Fonseca
Assunto: Cadáveres
Cadáveres - vilipêndio
Data de apresentação: 7-Dez-2023
Data de publicação: 4-Mar-2024
Referência: MARQUES, Milena Gonçalves. Vilipêndio de cadáveres e condutas correlatas: abordagem jurídica e médico-legal para a prevenção e responsabilização. 2023. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O vilipêndio de cadáveres é um dos mais diversos e complexos crimes tipificados no Código Penal Brasileiro, que consiste basicamente, na ação de ultrajar e/ou profanar cadáver e/ou suas cinzas. Destarte, considerando toda a conjuntura analisável da realidade atual, que juntamente com o presente estudo, analisa os desafios jurídicos e sociais relacionados à manipulação indevida e/ou criminosa de cadáveres no contexto do ordenamento jurídico e da sociedade brasileira. Uma das principais complicações sobre a aplicabilidade da legislação em si, consiste na ausência de uma legislação específica para tratar de condutas que podem ser vistas como análogas ao crime de vilipêndio (como a necrofilia), que por sua vez, trazem à tona a banalização da morte, fatores estes que levantam questões éticas em profissões que deveriam se pautar por princípios rigorosos. O estudo investiga como essas questões afetam o âmbito jurídico e a sociedade, destacando a necessidade de medidas concretas para lidar com questões médico-legais e jurídicas. O objetivo é analisar a complexidade dessas condutas, compreender a interação entre os aspectos médico-legais e jurídicos, e destacar a importância de uma abordagem integrada para prevenção e responsabilização, buscando preencher uma grande e infeliz lacuna no campo jurídico, contribuindo para uma compreensão mais específica e explicada destes fenômenos complexos que quase não são referenciados e discutidos no âmbito acadêmico-legal.
Abstract: Desecration of corpses is a crime typified in the Brazilian Penal Code, which consists of vilifying or profaning a corpse or its ashes. Hereof, the present study analyzes the legal and social challenges related to the manipulation of corpses in the context of the Brazilian legal system and society. The absence of specific legislation and the trivialization of death raise ethical issues in professions that should be guided by rigorous principles. It investigates how these issues affect the legal and social spheres, highlighting the need for concrete measures to address medico-legal and legal issues. The objective is to analyze the complexity of these behaviors, understand the interaction between medico-legal and legal aspects, and highlight the importance of an integrated approach to prevention and accountability, seeking to fill a gap in the legal field, contributing to a more comprehensive and informed understanding of these complex phenomena that are rarely discussed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.