Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Goin, Mariléia | - |
dc.contributor.author | Chermont, Jordana Jucá | - |
dc.identifier.citation | CHERMONT, Jordana Jucá. Educação superior e ensino remoto emergencial: as particularidades do curso de Serviço Social da Universidade de Brasília no primeiro ano de pandemia de Covid-19. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso aborda as particularidades da
educação superior no Brasil, a partir das suas características dependentes e
periféricas e como isso rebate no âmbito da pandemia, especificamente no curso de
Serviço Social na Universidade de Brasília. Para tanto, tem como objetivo geral
analisar os caminhos do ensino superior brasileiro no contexto do primeiro ano
pandêmico, de modo a apreender os impactos no curso de Serviço Social da UnB. A
partir do materialismo histórico e dialético, utilizou-se da pesquisa bibliográfica sobre
categorias centrais como capitalismo dependente, educação superior e ensino
remoto emergencial, além da documental, nos Boletins SER produzidos no primeiro
ano da pandemia, que trazem pautas, indicadores e assuntos essenciais para
apreender a realidade do curso de Serviço Social no primeiro ano de pandemia de
Covid-19. Os resultados apontam para a mercantilização da educação estimulada
pelo setor privado, corporações educacionais e de tecnologia da informação, além
do alto índice de incentivo ao sucateamento do ensino público, presencial e de
qualidade. Ademais, percebeu-se os desafios para a manutenção de discentes do
Serviço Social no ensino remoto emergencial, em face da realidade estudantil, das
dificuldades de acesso às tecnologias necessárias para o ERE e as medidas
tomadas no período. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Serviço Social | pt_BR |
dc.title | Educação superior e ensino remoto emergencial : as particularidades do curso de Serviço Social da Universidade de Brasília no primeiro ano de pandemia de Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-04T01:52:19Z | - |
dc.date.available | 2024-03-04T01:52:19Z | - |
dc.date.submitted | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37839 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This course completion work addresses the particularities of higher education in
Brazil, from its dependent and peripheral characteristics and how this affects the
scope of the pandemic, specifically in the Social Work course at the University of
Brasília. To this end, it has the general objective of analyzing the paths of Brazilian
higher education in the context of the first pandemic year, in order to apprehend the
impacts on the Social Service course at UnB. Based on historical and dialectical
materialism, bibliographical research on centers such as dependent capitalism,
higher education and emergency remote teaching, in addition to documentary
research, was used in the SER Bulletins produced in the first year of the pandemic,
which brought guidelines, indicators and essential subjects for apprehend the reality
of the Social Work course in the first year of the Covid-19 pandemic. The results
point to the commodification of education stimulated by the private sector, corporate
education and information technology, in addition to the high rate of incentives for
scrapping public, face-to-face and quality education. In addition, the challenges for
maintaining Social Work students in emergency remote teaching should be noted, in
view of the student reality, the difficulties in accessing the technologies necessary for
the ERE and the measures taken in the period. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|