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dc.contributor.advisorGoin, Mariléia-
dc.contributor.authorChermont, Jordana Jucá-
dc.identifier.citationCHERMONT, Jordana Jucá. Educação superior e ensino remoto emergencial: as particularidades do curso de Serviço Social da Universidade de Brasília no primeiro ano de pandemia de Covid-19. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso aborda as particularidades da educação superior no Brasil, a partir das suas características dependentes e periféricas e como isso rebate no âmbito da pandemia, especificamente no curso de Serviço Social na Universidade de Brasília. Para tanto, tem como objetivo geral analisar os caminhos do ensino superior brasileiro no contexto do primeiro ano pandêmico, de modo a apreender os impactos no curso de Serviço Social da UnB. A partir do materialismo histórico e dialético, utilizou-se da pesquisa bibliográfica sobre categorias centrais como capitalismo dependente, educação superior e ensino remoto emergencial, além da documental, nos Boletins SER produzidos no primeiro ano da pandemia, que trazem pautas, indicadores e assuntos essenciais para apreender a realidade do curso de Serviço Social no primeiro ano de pandemia de Covid-19. Os resultados apontam para a mercantilização da educação estimulada pelo setor privado, corporações educacionais e de tecnologia da informação, além do alto índice de incentivo ao sucateamento do ensino público, presencial e de qualidade. Ademais, percebeu-se os desafios para a manutenção de discentes do Serviço Social no ensino remoto emergencial, em face da realidade estudantil, das dificuldades de acesso às tecnologias necessárias para o ERE e as medidas tomadas no período.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Serviço Socialpt_BR
dc.titleEducação superior e ensino remoto emergencial : as particularidades do curso de Serviço Social da Universidade de Brasília no primeiro ano de pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-04T01:52:19Z-
dc.date.available2024-03-04T01:52:19Z-
dc.date.submitted2022-12-01-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37839-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This course completion work addresses the particularities of higher education in Brazil, from its dependent and peripheral characteristics and how this affects the scope of the pandemic, specifically in the Social Work course at the University of Brasília. To this end, it has the general objective of analyzing the paths of Brazilian higher education in the context of the first pandemic year, in order to apprehend the impacts on the Social Service course at UnB. Based on historical and dialectical materialism, bibliographical research on centers such as dependent capitalism, higher education and emergency remote teaching, in addition to documentary research, was used in the SER Bulletins produced in the first year of the pandemic, which brought guidelines, indicators and essential subjects for apprehend the reality of the Social Work course in the first year of the Covid-19 pandemic. The results point to the commodification of education stimulated by the private sector, corporate education and information technology, in addition to the high rate of incentives for scrapping public, face-to-face and quality education. In addition, the challenges for maintaining Social Work students in emergency remote teaching should be noted, in view of the student reality, the difficulties in accessing the technologies necessary for the ERE and the measures taken in the period.pt_BR
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