Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37831
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MariaEduardaLopesJesusMacedo_tcc.pdf439,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Precarização e perda de direitos do trabalho : o emprego via plataformas digitais no Brasil
Autor(es): Macêdo, Maria Eduarda Lopes de Jesus
Orientador(es): Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto: Trabalho - precarização
Precarização
Trabalho remoto
Teletrabalho
Data de apresentação: 13-Dez-2023
Data de publicação: 4-Mar-2024
Referência: MACÊDO, Maria Eduarda Lopes de Jesus. Precarização e perda de direitos do trabalho: o emprego via plataformas digitais no Brasil. 2023. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Serviço Social apresenta um estudo bibliográfico e documental acerca do trabalho via plataformas digitais, tendo como recorte os trabalhadores que exercem as funções de entregadores de alimentos e de motoristas, no Brasil. Trata-se de uma pesquisa baseada em indicadores sociais extraídos de fontes secundárias e bibliografia publicada sobre a “uberização” do trabalho, como é denominada pelos especialistas. Tem-se como referencial os direitos do trabalho, garantidos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) do ano de 1943 e na Constituição Federal do Brasil de 1988. Ressalta-se a crescente precarização do trabalho, concluindo-se que a premeditada plataformização do trabalho ascende como ferramenta de expansão da obtenção de lucro no capitalismo, alinhada com a escassez de medidas de regulamentação estatal e internacional para a garantia de direitos do trabalho no caso dos trabalhadores via plataformas digitais.
Abstract: This work for the conclusion of an undergraduate course in Social Works presents a bibliographic and document-based study on employment on digital platforms. It focus on people who work as food deliverers and drivers in Brazil. This research is based on social indicators extracted from secondary sources and published bibliography on the “uberization of work", as it is called by the specialists. The reference is labor rights, guaranteed in the Consolidation of Labor Laws (CLT) from 1943 and in the Federal Constitution of Brazil from 1988. It highlights an increasing precarization of work, concluding that a premeditated "platformization" of work rises as a tool for expanding profit-making in capitalism, aligned with the lack of State and international regulatory measures to guarantee labor rights in the case of workers from digital platforms.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.