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dc.contributor.advisorYannoulas, Silvia Cristina-
dc.contributor.authorNunes, Alessandra de Souza-
dc.identifier.citationNUNES, Alessandra de Souza. Políticas públicas brasileiras para a população idosa: a cidadania da pessoa idosa no Brasil, da Constituição Federal de 1988 até os dias de hoje. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho de conclusão de curso aborda a trajetória das políticas públicas desenvolvidas pelo Estado brasileiro, como forma de garantir o direito ao envelhecimento digno, e sua importância como instrumento para materialização da cidadania na velhicie, tendo como base de análise as categorias analíticas apreendidas durante o curso de Serviço social; desde a década de 80, quando se intensificam os debates sobre o tema, até a atualidade, quando décadas depois, ainda não se verificam indicadores de metas que possam cumprir seu papel, mensurar, ou ser fonte de informações que orientem para a melhoria do sistema de seguridade social para a pessoa idosa; num contexto marcado pela força do pensamento neoliberal, os desafios de um sistema de previdência inacessivel, aliados ao retrocesso dos direitos trabalhistas; ressaltamos a perspectiva do envelhecimento ativo como alternativa para mitigar o impacto das transições demográficas no sistema de seguridade social. E a atuação educativa desempenhada pelo serviço social na construção de pensamento crítico, na luta pela repartição do fundo público com foco nas políticas sociais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordIdosospt_BR
dc.subject.keywordCidadaniapt_BR
dc.titlePolíticas públicas brasileiras para a população idosa : a cidadania da pessoa idosa no Brasil, da Constituição Federal de 1988 até os dias de hojept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-04T01:33:24Z-
dc.date.available2024-03-04T01:33:24Z-
dc.date.submitted2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37820-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research addresses the trajectory of public policies developed by the Brazilian State, as a way to guarantee the right to decent ageing, and their importance as an instrument for the materialization of citizenship in the third age, taking as a basis of analysis the analytical categories learned during the course of Social Service; from the 1980s, when debates on the subject intensified, to the present day, when decades later there are still no indicators of targets that can fulfil their role, to measure and be a source of information that guides towards the improvement of the social security system for the elderly, in a context marked by the strength of neoliberal thought, the challenges of a system of insurance that does not reach everyone allied to the retrocession of labour rights; the perspective of active aging as an alternative to mitigating the impact of demographic transitions on the social security system. The educacional performance that social service plays in the construction of critical thinking, and the struggle for the allocation of public funds with a focus on social policies.pt_BR
Aparece na Coleção:Serviço Social



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