Título: | A vivência da maternidade no processo de graduação e o papel exercido pela política de assistência estudantil |
Autor(es): | Costa, Beatriz Corrêa da Luz |
Orientador(es): | Queiroz, Thayane Duarte |
Assunto: | Maternidade Ensino superior Assistência estudantil |
Data de apresentação: | 28-Set-2023 |
Data de publicação: | 4-Mar-2024 |
Referência: | COSTA, Beatriz Corrêa da Luz. A vivência da maternidade no processo de graduação e o papel exercido pela política de assistência estudantil. 2023. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O ingresso ao ensino superior (e até mesmo o acesso à educação básica) já foi uma
regalia de um grupo social seleto, predominantemente de homens brancos,
pertencentes aos estratos socioeconômicos mais elevados. Esse cenário foi sendo
modificado ao decorrer do tempo e, atualmente, a maioria do corpo discente do
ensino superior é feminino. Entretanto, isso não significa que não existam obstáculos
para a permanência das mulheres no meio acadêmico devido ao seu gênero, em
particular no caso de alunas que são mães ou gestantes. O presente o objetivo da
pesquisa é investigar as vivências e adversidades advindas da gestação e
maternidade no espaço acadêmico, pelas discentes de graduação da Universidade
de Brasília, do campus Darcy Ribeiro, e problematizar o alcance e os limites das
políticas de assistência estudantil da UnB para estas mulheres. E por conta de esse
ainda ser um tema pouco explorado, trazer maior visibilidade para a fala dessas
alunas, suas experiências e demandas é outro propósito do estudo. A pesquisa é de
caráter exploratória e qualitativa, e dispôs-se de uma investigação bibliográfica e
documental juntamente com uma pesquisa de campo qualitativa, a partir de
entrevistas semiestruturadas com graduandas que são mães da UnB, por meio
virtual. |
Abstract: | Admission to higher education (and even access to basic education) was once a
privilege for a selected social group, predominantly white men, belonging to the
highest socioeconomic strata. This scenario has changed over time, and currently,
the majority of the higher education student body is female. However, this does not
mean that there are no obstacles for women to remain in academia due to their
gender, particularly in the case of students who are mothers or are pregnant. The
present objective of the research is to investigate the experiences and adversities
arising from pregnancy and motherhood in the academic space, by undergraduate
students at the University of Brasília, on the Darcy Ribeiro campus, and problematize
the scope and limits of UnB's student assistance policies for these women. And
because this is still a little explored topic, it brings greater visibility to the speech of
these students, their experiences and demands is another purpose of the study. The
research is exploratory and qualitative and consists of a bibliographical and
documentary investigation along with qualitative field research, based on
semi-structured interviews with undergraduate students who are mothers at UnB, via
virtual means. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Serviço Social
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