Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/37809
Título: | Aprendendo e ensinando em comunhão : estratégias metodológicas para o atendimento socioeducativo coletivo em meio aberto executadas no Distrito Federal |
Autor(es): | Coutinho, Raquel Alcoforado |
Orientador(es): | Ortegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira |
Assunto: | Adolescentes Adolescentes infratores Medidas socioeducativas |
Data de apresentação: | 12-Nov-2021 |
Data de publicação: | 4-Mar-2024 |
Referência: | COUTINHO, Raquel Alcoforado. Aprendendo e ensinando em comunhão: estratégias metodológicas para o atendimento socioeducativo coletivo em meio aberto executadas no Distrito Federal. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A presente pesquisa traz reflexões sobre metodologias de atendimento em grupo com
adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação
de Serviços à Comunidade no Distrito Federal. Através da análise comparativa de práticas
profissionais que foram registradas em duas dissertações de mestrado e uma tese de
doutorado, acompanhada de entrevistas semiestruturadas com as pesquisadoras responsáveis
por elas e uma colega de trabalho, foi possível encontrar características em comum que
contribuíram para que as atividades coletivas trouxessem resultados positivos para a vivência
socioeducativa. Também foram realizadas revisões bibliográfica e documental que
dialogaram com os dados coletados e auxiliaram no diagnóstico dos resultados. O objetivo foi
dar visibilidade para experiências socioeducativas alinhadas com os princípios e diretrizes dos
referenciais teóricos e normativos que primam por uma socioeducação voltada para a
construção de autonomia e emancipação humana. Ao mesmo tempo, buscou-se evidenciar
como tais princípios são colocados em prática, traçando as estratégias comuns entre os três
trabalhos para demonstrar que se pode utilizá-las em diferentes contextos com pequenas
adaptações, de maneira a contribuir para a multiplicação de métodos semelhantes. Os
resultados encontrados apontam que a intencionalidade dos profissionais somada a cuidados
metodológicos que assegurem um ambiente de convivência e diálogo voltado para a
participação comunitária são capazes de transformar as relações dos integrantes do grupo
consigo mesmos, com os que os rodeiam e com os espaços que ocupam. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.