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| Título: | Aprendendo e ensinando em comunhão : estratégias metodológicas para o atendimento socioeducativo coletivo em meio aberto executadas no Distrito Federal | 
| Autor(es): | Coutinho, Raquel Alcoforado | 
| Orientador(es): | Ortegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira | 
| Assunto: | Adolescentes Adolescentes infratores
 Medidas socioeducativas
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| Data de apresentação: | 12-Nov-2021 | 
| Data de publicação: | 4-Mar-2024 | 
| Referência: | COUTINHO, Raquel Alcoforado. Aprendendo e ensinando em comunhão: estratégias metodológicas para o atendimento socioeducativo coletivo em meio aberto executadas no Distrito Federal. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | 
| Resumo: | A presente pesquisa traz reflexões sobre metodologias de atendimento em grupo com 
adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação 
de Serviços à Comunidade no Distrito Federal. Através da análise comparativa de práticas 
profissionais que foram registradas em duas dissertações de mestrado e uma tese de 
doutorado, acompanhada de entrevistas semiestruturadas com as pesquisadoras responsáveis 
por elas e uma colega de trabalho, foi possível encontrar características em comum que 
contribuíram para que as atividades coletivas trouxessem resultados positivos para a vivência 
socioeducativa. Também foram realizadas revisões bibliográfica e documental que 
dialogaram com os dados coletados e auxiliaram no diagnóstico dos resultados. O objetivo foi 
dar visibilidade para experiências socioeducativas alinhadas com os princípios e diretrizes dos 
referenciais teóricos e normativos que primam por uma socioeducação voltada para a 
construção de autonomia e emancipação humana. Ao mesmo tempo, buscou-se evidenciar 
como tais princípios são colocados em prática, traçando as estratégias comuns entre os três 
trabalhos para demonstrar que se pode utilizá-las em diferentes contextos com pequenas 
adaptações, de maneira a contribuir para a multiplicação de métodos semelhantes. Os 
resultados encontrados apontam que a intencionalidade dos profissionais somada a cuidados 
metodológicos que assegurem um ambiente de convivência e diálogo voltado para a 
participação comunitária são capazes de transformar as relações dos integrantes do grupo 
consigo mesmos, com os que os rodeiam e com os espaços que ocupam. | 
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2021. | 
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | 
| Aparece na Coleção: | Serviço Social 
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