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Título: Aprendendo e ensinando em comunhão : estratégias metodológicas para o atendimento socioeducativo coletivo em meio aberto executadas no Distrito Federal
Autor(es): Coutinho, Raquel Alcoforado
Orientador(es): Ortegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira
Assunto: Adolescentes
Adolescentes infratores
Medidas socioeducativas
Data de apresentação: 12-Nov-2021
Data de publicação: 4-Mar-2024
Referência: COUTINHO, Raquel Alcoforado. Aprendendo e ensinando em comunhão: estratégias metodológicas para o atendimento socioeducativo coletivo em meio aberto executadas no Distrito Federal. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A presente pesquisa traz reflexões sobre metodologias de atendimento em grupo com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade no Distrito Federal. Através da análise comparativa de práticas profissionais que foram registradas em duas dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, acompanhada de entrevistas semiestruturadas com as pesquisadoras responsáveis por elas e uma colega de trabalho, foi possível encontrar características em comum que contribuíram para que as atividades coletivas trouxessem resultados positivos para a vivência socioeducativa. Também foram realizadas revisões bibliográfica e documental que dialogaram com os dados coletados e auxiliaram no diagnóstico dos resultados. O objetivo foi dar visibilidade para experiências socioeducativas alinhadas com os princípios e diretrizes dos referenciais teóricos e normativos que primam por uma socioeducação voltada para a construção de autonomia e emancipação humana. Ao mesmo tempo, buscou-se evidenciar como tais princípios são colocados em prática, traçando as estratégias comuns entre os três trabalhos para demonstrar que se pode utilizá-las em diferentes contextos com pequenas adaptações, de maneira a contribuir para a multiplicação de métodos semelhantes. Os resultados encontrados apontam que a intencionalidade dos profissionais somada a cuidados metodológicos que assegurem um ambiente de convivência e diálogo voltado para a participação comunitária são capazes de transformar as relações dos integrantes do grupo consigo mesmos, com os que os rodeiam e com os espaços que ocupam.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2021.
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