Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37809
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RaquelAlcoforadoCoutinho_tcc.pdf883,5 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOrtegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira-
dc.contributor.authorCoutinho, Raquel Alcoforado-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Raquel Alcoforado. Aprendendo e ensinando em comunhão: estratégias metodológicas para o atendimento socioeducativo coletivo em meio aberto executadas no Distrito Federal. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa traz reflexões sobre metodologias de atendimento em grupo com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade no Distrito Federal. Através da análise comparativa de práticas profissionais que foram registradas em duas dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, acompanhada de entrevistas semiestruturadas com as pesquisadoras responsáveis por elas e uma colega de trabalho, foi possível encontrar características em comum que contribuíram para que as atividades coletivas trouxessem resultados positivos para a vivência socioeducativa. Também foram realizadas revisões bibliográfica e documental que dialogaram com os dados coletados e auxiliaram no diagnóstico dos resultados. O objetivo foi dar visibilidade para experiências socioeducativas alinhadas com os princípios e diretrizes dos referenciais teóricos e normativos que primam por uma socioeducação voltada para a construção de autonomia e emancipação humana. Ao mesmo tempo, buscou-se evidenciar como tais princípios são colocados em prática, traçando as estratégias comuns entre os três trabalhos para demonstrar que se pode utilizá-las em diferentes contextos com pequenas adaptações, de maneira a contribuir para a multiplicação de métodos semelhantes. Os resultados encontrados apontam que a intencionalidade dos profissionais somada a cuidados metodológicos que assegurem um ambiente de convivência e diálogo voltado para a participação comunitária são capazes de transformar as relações dos integrantes do grupo consigo mesmos, com os que os rodeiam e com os espaços que ocupam.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes infratorespt_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativaspt_BR
dc.titleAprendendo e ensinando em comunhão : estratégias metodológicas para o atendimento socioeducativo coletivo em meio aberto executadas no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-04T01:12:21Z-
dc.date.available2024-03-04T01:12:21Z-
dc.date.submitted2021-11-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37809-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.