Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Moura, Dione Oliveira | - |
dc.contributor.author | Torres, Catarine Cavalcante | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Catarine Cavalcante. O imaginário e as representações: a identidade latino-americana no realismo fantástico. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe uma reflexão sobre a participação do imaginário na construção da
identidade latino-americana. Para isso, o universo do realismo fantástico e do boom literário
foi explorado, tendo a obra Cem anos de solidão (1967), de Gabriel García Márquez, como
elemento principal da pesquisa. Visando observar suas influências e impactos, além de
aproximar o livro do conceito de meio de comunicação, foi realizada uma análise
comparativa entre a obra de Garcia Marquez e a obra cinematográfica O labirinto do Fauno
(Guillermo del Toro, 2006), uma obra mais recente e de caráter cinematográfico. O uso da
imaginação como recurso frente a uma realidade contraditória foi a marca da resistência na
América Latina, entender as motivações que levaram a ser algo incorporado em sua
construção identitária e estar a par do desenvolvimento e refinamento dessa forma de
contar-se é também entender o processo sócio-histórico latino-americano por meio de sua
produção midiática. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | América Latina | pt_BR |
dc.subject.keyword | América Latina - identidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade | pt_BR |
dc.title | O imaginário e as representações: a identidade latino-americana no realismo fantástico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-02T23:59:16Z | - |
dc.date.available | 2024-03-02T23:59:16Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37799 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work proposes a reflection on the participation of the imaginary in the construction of
Latin American identity. For this purpose, the universe of fantastic realism and the literary
“boom” was explored, with the title One Hundred Years of Solitude (1967), by Gabriel García
Márquez, as the main element of the research. In order to observe its influences and impacts,
in addition to bringing the book closer to the concept of means of communication, a
comparative analysis was carried out between the work of Garcia Marquez and Pan's
Labyrinth (Guillermo del Toro, 2006), a more recent and cinematic title. The use of
imagination as a resource in the face of a contradictory reality was the hallmark of resistance
in Latin America. Understanding the motivations that led to this element being incorporated
in the region’s identity construction and being aware of the development and refinement of
this way of storytelling about oneself is also understanding the Latin American
socio-historical process through its media production. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
|