Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37788
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_RebecaFerreiraDeAndrade_tcc.pdf579,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ditadura em nome da democracia : a participação do Jornal do Brasil na formação ideológica do consenso em torno do golpe de 1964
Autor(es): Andrade, Rebeca Ferreira de
Orientador(es): Faria, Daniel Barbosa Andrade de
Assunto: Democracia
Golpe de Estado de 1964
Imprensa e política
Ideologia
Data de apresentação: 18-Jan-2024
Data de publicação: 2-Mar-2024
Referência: ANDRADE, Rebeca Ferreira de. Ditadura em nome da democracia: a participação do Jornal do Brasil na formação ideológica do consenso em torno do golpe de 1964. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este artigo realiza uma análise dos textos editoriais publicados no Jornal do Brasil em 3de abril de 1964, apenas dois dias após o Golpe Civil-Militar ocorrido no Brasil. A intenção principal do estudo é destacar as diversas maneiras pelas quais a imprensa desempenhou um papel colaborativo na sustentação do golpe de Estado, especialmente no que se refere à promoção do ideal de defesa da democracia como justificativa para a destituição do presidente João Goulart e a subsequente intervenção militar. Propõe-se, portanto, fazer uma leitura dessa construção midiática com base na necessária articulação entre esses dois núcleos ideológicos: ameaça comunista e defesa da democracia.
Abstract: This article analyzes the editorial texts published in Jornal do Brasil on April 3, 1964, just two days after the Civil-Military Coup that occurred in Brazil. The main intention of the study is to highlight the different ways in which the press played a collaborative role in sustaining the coup d'état, especially with regard to promoting the ideal of defending democracy as a justification for the dismissal of President João Goulart and the subsequent military intervention.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.