Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37777
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LuizeBuenoKaria_tcc.pdf11,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O livro didático de geografia no novo ensino médio : análise comparativa dos conteúdos de geografia abordados nas duas coleções de livros didáticos de ciências humanas mais utilizadas pelos Centros de Ensino Médio (CEM) do Distrito Federal
Autor(es): Karia, Luíze Bueno
Orientador(es): Viana, Gessilda da Silva
Coorientador(es): Franca, Rafael Rodrigues da
Assunto: Ensino médio
Reforma do ensino
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Geografia - estudo e ensino
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 2-Mar-2024
Referência: KARIA, Luíze Bueno. O livro didático de geografia no Novo Ensino Médio : análise comparativa dos conteúdos de geografia abordados nas duas coleções de livros didáticos de ciências humanas mais utilizadas pelos Centros de Ensino Médio (CEM) do Distrito Federal. 2023. 102 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho analisa o novo formato do livro didático de geografia a partir das mudanças implementadas pelo Novo Ensino Médio. Como objetivo busca-se identificar as similitudes e distinções existentes na elaboração e apresentação dos temas “meio ambiente” e “globalização” nas duas coleções de livro didático de ciências humanas mais utilizadas pelos Centros de Ensino Médio (CEM) do Distrito Federal, para avaliar se seriam significativas e como se dariam as diferenças presentes nas duas coleções, tanto nos conteúdos selecionados, quanto na sua profundidade e forma de abordagem. Foram analisados os volumes das coleções Moderna Plus - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da Editora Moderna, eHUMANITAS.doc da Editora Saraiva. Para o estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica e empregado o método comparativo para a análise das obras. Assim, constatou-se que as diferenças nas obras são significativas e que suas características podem impactar na aprendizagem dos estudantes, bem como na atuação dos professores.
Abstract: This work analyzes the new format of the geography textbook based on the changes implemented by the new rules for High School. Its objective was to identify the similarities and distinctions that exist in the elaboration and presentation of the theme's “environment” and “globalization” in the two collections of human sciences text books most used by the Secondary Education Centers from the Federal District, to assess whether would be significant and how the differences present in both collections would occur in the selected contents and in their depth and approach. The textbooks of the collections Moderna Plus - Applied Human and Social Sciences, from Editora Moderna, and HUMANITAS.doc from Editora Saraiva, were analyzed. For the study, bibliographical research was carried out and the comparative method was used to analyze the textbooks. Thus, it was found that these differences in the text books are significant and that their characteristics can impact student learning, as well as the teacher's work.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.