Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Viana, Gessilda da Silva | - |
dc.contributor.author | Karia, Luíze Bueno | - |
dc.identifier.citation | KARIA, Luíze Bueno. O livro didático de geografia no Novo Ensino Médio : análise comparativa dos conteúdos de geografia abordados nas duas coleções de livros didáticos de ciências humanas mais utilizadas pelos Centros de Ensino Médio (CEM) do Distrito Federal. 2023. 102 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa o novo formato do livro didático de geografia a partir das mudanças implementadas pelo Novo Ensino Médio. Como objetivo busca-se identificar as similitudes e distinções existentes na elaboração e apresentação dos temas “meio ambiente” e “globalização” nas duas coleções de livro didático de ciências humanas mais utilizadas pelos Centros de Ensino Médio (CEM) do Distrito Federal, para avaliar se seriam significativas e como se dariam as diferenças presentes nas duas coleções, tanto nos conteúdos selecionados, quanto na sua profundidade e forma de abordagem. Foram analisados os volumes das coleções Moderna Plus - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da Editora Moderna, eHUMANITAS.doc da Editora Saraiva. Para o estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica e empregado o método comparativo para a análise das obras. Assim, constatou-se que as diferenças nas obras são significativas e que suas características podem impactar na aprendizagem dos estudantes, bem como na atuação dos professores. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reforma do ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O livro didático de geografia no novo ensino médio : análise comparativa dos conteúdos de geografia abordados nas duas coleções de livros didáticos de ciências humanas mais utilizadas pelos Centros de Ensino Médio (CEM) do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-02T02:02:18Z | - |
dc.date.available | 2024-03-02T02:02:18Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37777 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Franca, Rafael Rodrigues da | - |
dc.description.abstract1 | This work analyzes the new format of the geography textbook based on the changes implemented by the new rules for High School. Its objective was to identify the similarities and distinctions that exist in the elaboration and presentation of the theme's “environment” and “globalization” in the two collections of human sciences text books most used by the Secondary Education Centers from the Federal District, to assess whether would be significant and how the differences present in both collections would occur in the selected contents and in their depth and approach. The textbooks of the collections Moderna Plus - Applied Human and Social Sciences, from Editora Moderna, and HUMANITAS.doc from Editora Saraiva, were analyzed. For the study, bibliographical research was carried out and the comparative method was used to analyze the textbooks. Thus, it was found that these differences in the text books are significant and that their characteristics can impact student learning, as well as the teacher's work. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Geografia
|