Título: | Avaliação dos impactos técnicos e financeiros decorrentes da integração de recursos energéticos distribuídos |
Autor(es): | Carvalho, Pedro Augusto Montel de |
Orientador(es): | Ferreira Filho, Anésio de Leles |
Assunto: | Automóveis - carro elétrico Sistemas de energia elétrica Sistema fotovoltaico Geração distribuída fotovoltaica |
Data de apresentação: | 17-Nov-2021 |
Data de publicação: | 1-Mar-2024 |
Referência: | CARVALHO, Pedro Augusto Montel de. Avaliação dos impactos técnicos e financeiros decorrentes da integração de recursos energéticos distribuídos. 2021. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O setor elétrico tem registrado uma crescente adesão de recursos energéticos distribuídos
(RED) de baixo impacto ambiental impulsionada pela meta de descarbonização global. A integração de RED tem o potencial de promover benefícios na perspectiva ambiental. No entanto,
essas tecnologias podem causar impactos negativos no fornecimento de eletricidade a nível de
distribuição. Diante disso, este trabalho apresenta uma metodologia para a identificação dos im pactos técnico-financeiros associados à variação na demanda de pico, nas perdas técnicas e nos
níveis de tensões, provocados pela inserção de veículos elétricos (VEs), sistemas fotovoltaicos
(SFVs) e sistemas de armazenamento de energia (SAEs) na rede de distribuição. O método de
Monte Carlo foi empregado para a avaliação probabilística dos resultados obtidos por meio da
análise de fluxo de potência de um alimentador. Isso se deu ao se considerar diferentes dias do
ano e diferentes posicionamentos das mencionadas tecnologias. Tal análise visa contemplar as
incertezas envolvendo recarga não controlada de VEs e a variabilidade associada à curva de de manda das unidades consumidoras (UCs), à geração dos SFVs, e à operação dos SAEs. A análise
financeira é desenvolvida por meio da monetização dos impactos técnicos. Desse modo, ao se
considerar diferentes cenários de penetração, a comparação dos impactos financeiros decorrentes
da integração dos RED permite determinar qual a combinação de tecnologias culmina no menor
custo para a distribuidora. Esta metodologia foi aplicada em um alimentador real de Brasília, lo calizado em uma região que atende a consumidores com alto potencial de aquisição de RED. Os
resultados mostram que a inserção de VEs na rede provoca o aumento na demanda de pico, nas
perdas técnicas e nas violações dos níveis de tensão em regime permanente. Em termos financeiros, observa-se um aumento do valor esperado dos custos da empresa de distribuição de energia
elétrica (EDE) que chegam a alcançar R$ 1.819.590,77 para 90% de penetração. Contudo, a integração conjunta de RED se mostra capaz de promover cenários favoráveis à EDE. Nota-se uma
economia de R$ 153.804,27 no valor esperado dos custos provocadas pela integração de 10% de
VE e 30% de SFV. Entretanto, para maiores níveis de penetração de VE, a distribuidora observa
ainda, quando do uso destas duas tecnologias, uma elevação dos custos. Os maiores benefícios foram obtidos ao se considerar a integração de SAE. Verificou-se uma economia de R$ 722.181,54
para o cenário de 50% de VE e 70% de SFV e SAE. Com base nos resultados obtidos é possível
concluir que a inserção de VEs em larga escala na rede de distribuição ocasiona impactos negativos para a distribuidora dado um cenário de recarga não controlada. Apesar disso, a integração
conjunta de RED é capaz de promover cenários favoráveis para a EDE. |
Abstract: | The electric sector has experienced an increasing adoption of distributed energy resources
(DER) of low environmental impact motivated by the global decarbonization plan. DER have
the potential to foster benefits from an environmental perspective. However, these technologies
may cause negative impacts on the electricity supply at the distribution level. Therewith, this
work assess the techno-financial impacts thorugh the proposed methodology by evaluating the
variation of the peak demand, technical losses, and voltage levels, resulting from the integration
of electric vehicles (EVs), photovoltaic systems (PVSs), and energy storage systems (ESSs) on the
distribution network. The Monte Carlo method was applied to carry out a probabilistic evaluation
of the power flow analysis results of a distribution feeder, considering different days and distinct
placements of the mentioned technologies. The probabilistic analysis aims to take into account
uncertainties regarding uncontrolled EV charging profiles, the energy consumption variability,
PVS intermittent generation, and ESS operation. The financial analysis is performed through the
conversion of the technical quantities into a monetary amount. Hence, the comparison of the
DER integration impacts allows determining what technologies combination yields the lowest
costs for the utility, considering different penetration scenarios. The proposed methodology was
applied to a real Brazilian feeder that supplies customers with high potential of DER acquisition.
The results show that the integration of EVs increases the peak demand, the technical losses, and
the voltage violation. In this case, the increase in the expected value of the total cost reaches
R$ 1.819.590,77 for the 90% of EV penetration. Nevertheless, the joint integration of the RED is
capable to promote favorable scenarios for the electric distribution company (EDC). It is expected
R$ 153.804,27 of savings in the total costs expected value produced by the integration of 10%
of EV and 30% of PVS. However, it is still noticed an increase in the utility costs for higher
EV penetration levels. The best benefits were observed for the joint integration of EV, PVS,
and ESS. The results show R$ 722.181,54 of savings in the 50% of EV and 70% of PVS and
ESS scenario. It can be concluded that the large-scale integration of EVs on the distribution grid
produces negative impacts from the utility perspective given an uncontrolled charging scheme.
Despite that, the joint integration of DER may result in favorable scenarios for the EDC. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021. |
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