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dc.contributor.advisorFerreira Filho, Anésio de Leles-
dc.contributor.authorCarvalho, Pedro Augusto Montel de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Pedro Augusto Montel de. Avaliação dos impactos técnicos e financeiros decorrentes da integração de recursos energéticos distribuídos. 2021. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO setor elétrico tem registrado uma crescente adesão de recursos energéticos distribuídos (RED) de baixo impacto ambiental impulsionada pela meta de descarbonização global. A integração de RED tem o potencial de promover benefícios na perspectiva ambiental. No entanto, essas tecnologias podem causar impactos negativos no fornecimento de eletricidade a nível de distribuição. Diante disso, este trabalho apresenta uma metodologia para a identificação dos im pactos técnico-financeiros associados à variação na demanda de pico, nas perdas técnicas e nos níveis de tensões, provocados pela inserção de veículos elétricos (VEs), sistemas fotovoltaicos (SFVs) e sistemas de armazenamento de energia (SAEs) na rede de distribuição. O método de Monte Carlo foi empregado para a avaliação probabilística dos resultados obtidos por meio da análise de fluxo de potência de um alimentador. Isso se deu ao se considerar diferentes dias do ano e diferentes posicionamentos das mencionadas tecnologias. Tal análise visa contemplar as incertezas envolvendo recarga não controlada de VEs e a variabilidade associada à curva de de manda das unidades consumidoras (UCs), à geração dos SFVs, e à operação dos SAEs. A análise financeira é desenvolvida por meio da monetização dos impactos técnicos. Desse modo, ao se considerar diferentes cenários de penetração, a comparação dos impactos financeiros decorrentes da integração dos RED permite determinar qual a combinação de tecnologias culmina no menor custo para a distribuidora. Esta metodologia foi aplicada em um alimentador real de Brasília, lo calizado em uma região que atende a consumidores com alto potencial de aquisição de RED. Os resultados mostram que a inserção de VEs na rede provoca o aumento na demanda de pico, nas perdas técnicas e nas violações dos níveis de tensão em regime permanente. Em termos financeiros, observa-se um aumento do valor esperado dos custos da empresa de distribuição de energia elétrica (EDE) que chegam a alcançar R$ 1.819.590,77 para 90% de penetração. Contudo, a integração conjunta de RED se mostra capaz de promover cenários favoráveis à EDE. Nota-se uma economia de R$ 153.804,27 no valor esperado dos custos provocadas pela integração de 10% de VE e 30% de SFV. Entretanto, para maiores níveis de penetração de VE, a distribuidora observa ainda, quando do uso destas duas tecnologias, uma elevação dos custos. Os maiores benefícios foram obtidos ao se considerar a integração de SAE. Verificou-se uma economia de R$ 722.181,54 para o cenário de 50% de VE e 70% de SFV e SAE. Com base nos resultados obtidos é possível concluir que a inserção de VEs em larga escala na rede de distribuição ocasiona impactos negativos para a distribuidora dado um cenário de recarga não controlada. Apesar disso, a integração conjunta de RED é capaz de promover cenários favoráveis para a EDE.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutomóveis - carro elétricopt_BR
dc.subject.keywordSistemas de energia elétricapt_BR
dc.subject.keywordSistema fotovoltaicopt_BR
dc.subject.keywordGeração distribuída fotovoltaicapt_BR
dc.titleAvaliação dos impactos técnicos e financeiros decorrentes da integração de recursos energéticos distribuídospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T15:28:49Z-
dc.date.available2024-03-01T15:28:49Z-
dc.date.submitted2021-11-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37770-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The electric sector has experienced an increasing adoption of distributed energy resources (DER) of low environmental impact motivated by the global decarbonization plan. DER have the potential to foster benefits from an environmental perspective. However, these technologies may cause negative impacts on the electricity supply at the distribution level. Therewith, this work assess the techno-financial impacts thorugh the proposed methodology by evaluating the variation of the peak demand, technical losses, and voltage levels, resulting from the integration of electric vehicles (EVs), photovoltaic systems (PVSs), and energy storage systems (ESSs) on the distribution network. The Monte Carlo method was applied to carry out a probabilistic evaluation of the power flow analysis results of a distribution feeder, considering different days and distinct placements of the mentioned technologies. The probabilistic analysis aims to take into account uncertainties regarding uncontrolled EV charging profiles, the energy consumption variability, PVS intermittent generation, and ESS operation. The financial analysis is performed through the conversion of the technical quantities into a monetary amount. Hence, the comparison of the DER integration impacts allows determining what technologies combination yields the lowest costs for the utility, considering different penetration scenarios. The proposed methodology was applied to a real Brazilian feeder that supplies customers with high potential of DER acquisition. The results show that the integration of EVs increases the peak demand, the technical losses, and the voltage violation. In this case, the increase in the expected value of the total cost reaches R$ 1.819.590,77 for the 90% of EV penetration. Nevertheless, the joint integration of the RED is capable to promote favorable scenarios for the electric distribution company (EDC). It is expected R$ 153.804,27 of savings in the total costs expected value produced by the integration of 10% of EV and 30% of PVS. However, it is still noticed an increase in the utility costs for higher EV penetration levels. The best benefits were observed for the joint integration of EV, PVS, and ESS. The results show R$ 722.181,54 of savings in the 50% of EV and 70% of PVS and ESS scenario. It can be concluded that the large-scale integration of EVs on the distribution grid produces negative impacts from the utility perspective given an uncontrolled charging scheme. Despite that, the joint integration of DER may result in favorable scenarios for the EDC.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



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