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Título: Análise estática preliminar da asa de uma aeronave leve com montante duplo
Autor(es): Pettengill, Carlos Eduardo Palhares
Orientador(es): Martins, Polliana Candida Oliveira
Coorientador(es): Andrianov, Artem
Assunto: Aeronaves
Indústria aeroespacial
Data de apresentação: 4-Nov-2021
Data de publicação: 29-Fev-2024
Referência: PETTENGILL, Carlos Eduardo Palhares. Análise estática preliminar da asa de uma aeronave leve com montante duplo. 2021. 123 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A análise estrutural é um processo intrínseco e indispensável a qualquer projeto de aeronave. Mediante sua utilização, o projetista consegue avaliar e prever o comportamento de uma estrutura em resposta à aplicação de carregamentos predeterminados, usualmente relacionados a condições de voo e a requisitos da aeronave. Esse processo possibilita que o projeto final atenda aos critérios de segurança e performance exigidos pelas normas técnicas que regem a indústria aeronáutica, reduzindo assim a ocorrência de falhas estruturais. A autorização de novos projetos de aeronave demanda certificação prévia junto às instituições responsáveis por emitir o certificado de aeronavegabilidade, específico à cada classe de avião. Para tanto, critérios mínimos de resistência estrutural devem ser observados. Sob tal ótica, o atual trabalho teve como foco a avaliação dos compontentes estruturais, em nível de projeto, da asa de uma aeronave STOL CH 701, da Zenith Aircraft Company. Esse modelo ainda não consta na lista de aprovação da ANAC, mas já possui certificação em diversos outros países. Tendo isso em vista, o processo de análise adotado buscou verificar se o projeto da aeronave de referência atende as exigências mínimas dispostas na norma internacional F2245-18. Para tal finalidade, foi utilizado um método de revisão de projeto baseado na aplicação de engenharia reversa sobre o dimensionamento da estrutura da asa, considerando um caso básico de carregamento estático e os limites estruturais informados pelo fabricante. Levando em conta a configuração geométrica da asa do STOL CH 710 e as cargas aerodinâmicas estimadas, foi proposto um modelo analítico simplificado. Com base nisso, as forças de reação foram calculadas e os esforços internos foram obtidos para cada um dos principais membros estruturais. As regiões submetidas às maiores concentrações de tensão foram avaliadas e o dimensionamento das peças foi comparado aos limites estruturais dos materiais em atendimento ao prescrito pela norma técnica.
Abstract: Structural analysis is an intrinsic and indispensable process to any aircraft project. Through it’s use, the designer can predict the behavior of the structure in response to the application of certain preestablished loading conditions usually related to flight conditions and requirements of the aircraft. This process allows the final project to ensure that it meets the safety and performance criteria required by technical standards in order to reduce the probability of structural failure. The authorization of new aircraft projects requests prior certification of the responsible institutions which issue the certificate of airworthiness proper for the aircraft class. Therefore, the standards sets some structural criteria which the aircraft must comply with. In this sense, this paper was focused on the evaluation of the structural members of the wing of a Zenith Aircraft Company STOL CH 701 at it’s project level. This model is not yet on the ANAC approval list but has already been certified in several other countries. Thus the structural analysis of the project sought to verify whether the aircraft meets the regulatory requirements of F2245-18 standard. A design review method based on the application of reverse engineering over the structural parts sizing was used for such purpose, considering a basic case of aerodynamic static loading and to the structural limits informed by the manufacturer. A simplified analytical model was suggested taking into account the geometric configuration of the wing as also the estimated loading. The reaction forces were calculated considering the boundary conditions established in the mathematical model and the internal forces were obtained for each structural element. The regions subjected to the highest stress concentrations were evaluated and the parts sizing was compared to the materials resistance parameters in accordance to the regulatory standards.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.
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