Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37698
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ViniciusAlmeidaNeryFerreira_tcc.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma casa muito engraçada : os efeitos do teto de gastos sobre a taxa básica de juros e o investimento público e privado
Autor(es): Ferreira, Vinícius de Almeida Nery
Orientador(es): Bertussi, Geovana Lorena
Assunto: Taxa de juros
Índice de Força das Regras Fiscais (Economia)
Taxa Selic
Gasto público
Data de apresentação: 3-Fev-2023
Data de publicação: 27-Fev-2024
Referência: FERREIRA, Vinícius de Almeida Nery. Uma casa muito engraçada: os efeitos do teto de gastos sobre a taxa básica de juros e o investimento público e privado. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Teto de Gastos de 2016 foi um ponto de inflexão na política fiscal brasileira, estando baseado em princípios econômicos clássicos segundo os quais a austeridade levaria a uma redução dos juros e a uma expansão do investimento (ELMENDORF; MANKIW, 1999; CAVALCANTI, 2020). Usando a metodologia de Controle Sintético, este trabalho avalia o impacto do Teto de Gastos na taxa básica de juros (Selic) e nas taxas reais de investimento público e privado entre 2017 e 2019. Os resultados indicam que, apesar do Teto de Gastos ter causado uma queda na Selic, ele não impulsionou o investimento privado e teve um impacto negativo sobre as inversões públicas, o que, dado os seus grandes multiplicadores fiscais, contribuiu para a estagnação vivida após a crise de 2015-16. Além disso, esses achados apontam para a complementariedade entre os investimentos públicos e privados, especialmente em um período em que a economia brasileira estava desaquecida e repleta de incertezas. Conjuntamente, os resultados argumentam a favor da reforma do arcabouço fiscal brasileiro em prol de uma regra mais flexível que não comprima os investimentos públicos, mas sem que se perca o compromisso com a sustentabilidade fiscal no médio e longo prazo.
Abstract: The 2016 Expenditure Ceiling was a turning point in Brazil’s fiscal policy, being grounded in classical economic principles according to which austerity would lead to interest rate declines and to investment expansions (ELMENDORF; MANKIW, 1999; CAVALCANTI, 2020). Using the Synthetic Control method, this study evaluates the impact of the Expenditure Ceiling on the Central Bank’s policy rate (Selic) and real public and private investment as a percentage of GDP between 2017 and 2019. The findings indicate that while the Expenditure Ceiling caused Selic to fall, it did not boost private investment and had a negative impact on public capital expenditures, what, given its high fiscal multipliers, contributed to the stagnation that occurred after the 2015-16 crisis. Furthermore, these findings suggest the presence of crowding-in effects, especially during a time when the Brazilian economy was weak and full of uncertainties. Overall, the results support the need for reform of the country’s fiscal framework in favor of a more flexible rule that does not harm public investment, without losing the commitment to fiscal sustainability in the medium and long term.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.