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https://bdm.unb.br/handle/10483/37672
Título: | Infraestrutura de transporte rodoviário brasileira : o papel do investimento estrangeiro direto |
Autor(es): | Boldrini, Gabriel Volker |
Orientador(es): | Bertussi, Geovana Lorena |
Assunto: | Concessões administrativas Investimentos estrangeiros Transporte rodoviário Concessionárias de rodovias |
Data de apresentação: | 16-Fev-2023 |
Data de publicação: | 23-Fev-2024 |
Referência: | BOLDRINI, Gabriel Volker. Infraestrutura de transporte rodoviário brasileira: o papel do investimento estrangeiro direto. 2023. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A Lei nº 8.987 de 1995 e Lei nº 11.079 de 2004 fundamentam e dão abertura
para concessões privadas e permissão de parcerias público-privadas trazendo a
participação do capital privado em investimentos em rodovias federais que eram
guiadas pelo Estado. Este trabalho objetiva analisar o perfil do investimento
estrangeiro direto no setor de infraestrutura de transporte rodoviário federal no Brasil,
bem como identificar a origem dos investimentos estrangeiros diretos, mapear as
características particulares desse tipo de investimento, e por último, apresentar
tendências futuras do investimento estrangeiro direto na infraestrutura rodoviária
federal brasileira. Buscou-se na bibliografia científica e documental base para
desenvolver o presente estudo. A pesquisa compilou os 23 contratos ativos de
concessões de rodovias federais brasileiras presentes no site da ANTT, decompondo
a origem do capital privado, seja nacional ou estrangeira, em cada um dos contratos.
Tal abordagem permitiu mapear que o perfil do investidor em infraestrutura rodoviária
brasileira possui maior frequência de origem híbrida, isto é, capital nacional em
conjunto com o estrangeiro, totalizando 10 contratos. Dos 13 contratos restantes, sete
possuem capital 100% nacional, enquanto que seis têm investidores 100%
estrangeiros. Conclui-se que o investidor nacional está mais suscetível ao risco de se
investir em rodovias federais brasileiras que o investidor estrangeiro. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
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