| Campo Dublin Core | Valor | Língua | 
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| dc.contributor.advisor | Bertussi, Geovana Lorena | - | 
| dc.contributor.author | Boldrini, Gabriel Volker | - | 
| dc.identifier.citation | BOLDRINI, Gabriel Volker. Infraestrutura de transporte rodoviário brasileira: o papel do investimento estrangeiro direto. 2023. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR | 
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2023. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | A Lei nº 8.987 de 1995 e Lei nº 11.079 de 2004 fundamentam e dão abertura 
para concessões privadas e permissão de parcerias público-privadas trazendo a 
participação do capital privado em investimentos em rodovias federais que eram 
guiadas pelo Estado. Este trabalho objetiva analisar o perfil do investimento 
estrangeiro direto no setor de infraestrutura de transporte rodoviário federal no Brasil, 
bem como identificar a origem dos investimentos estrangeiros diretos, mapear as 
características particulares desse tipo de investimento, e por último, apresentar 
tendências futuras do investimento estrangeiro direto na infraestrutura rodoviária 
federal brasileira. Buscou-se na bibliografia científica e documental base para 
desenvolver o presente estudo. A pesquisa compilou os 23 contratos ativos de 
concessões de rodovias federais brasileiras presentes no site da ANTT, decompondo 
a origem do capital privado, seja nacional ou estrangeira, em cada um dos contratos. 
Tal abordagem permitiu mapear que o perfil do investidor em infraestrutura rodoviária 
brasileira possui maior frequência de origem híbrida, isto é, capital nacional em 
conjunto com o estrangeiro, totalizando 10 contratos. Dos 13 contratos restantes, sete 
possuem capital 100% nacional, enquanto que seis têm investidores 100% 
estrangeiros. Conclui-se que o investidor nacional está mais suscetível ao risco de se 
investir em rodovias federais brasileiras que o investidor estrangeiro. | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Concessões administrativas | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Investimentos estrangeiros | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Transporte rodoviário | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Concessionárias de rodovias | pt_BR | 
| dc.title | Infraestrutura de transporte rodoviário brasileira : o papel do investimento estrangeiro direto | pt_BR | 
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2024-02-23T14:46:58Z | - | 
| dc.date.available | 2024-02-23T14:46:58Z | - | 
| dc.date.submitted | 2023-02-16 | - | 
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37672 | - | 
| dc.language.iso | Português | pt_BR | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR | 
| Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas 
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