Título: | Efeito velho da lancha : impactos bottom-up sobre o ciclo da moda em bens de status |
Autor(es): | Carvalho, Gabriel da Silva Marques |
Orientador(es): | Mazali, Rogério |
Assunto: | Normas sociais Produtos de luxo Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços |
Data de apresentação: | 21-Fev-2023 |
Data de publicação: | 21-Fev-2024 |
Referência: | CARVALHO, Gabriel da Silva Marques. Efeito velho da lancha: impactos bottom-up sobre o ciclo da moda em bens de status. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Existem duas maneiras de surgimento de uma norma social, de cima para baixo, onde
classes mais abastadas incitam o surgimento de novas normas sociais, ou de baixo
para cima, onde uma norma é transmitida através de interações sociais entre
indivíduos e seus vizinhos, alentando o papel das massas na formação das normas
sociais. O presente trabalho visa testar empiricamente se a normatização social de
um bem como "bem de status" se dá de baixo para cima. Para isso, utilizamos dados
de popularidade da subcultura do “velho da lancha” no Twitter e o impacto de tal
acerca da arrecadação de ICMS sobre a comercialização de embarcações
recreativas. Os resultados encontrados mostram que há correlação entre a
notoriedade de tweets realizados pelo público feminino e a arrecadação em estados
com fácil acesso à água, o que é consistente com lanchas se estabelecendo como
bem de status através de uma norma social estabelecida de baixo para cima. |
Abstract: | There are two ways in which a social norm emerges, from the top down, where
wealthier classes incite the emergence of new social norms, or from the bottom up,
where a norm is transmitted through social interactions between individuals and their
neighbours, encouraging the role of the masses in shaping social norms. The present
paper aims to test empirically whether the social norming of a good as a 'status good'
occurs from the bottom-up. For this, we use data on the popularity of the subculture of
the "Boat Grandpa" on Twitter and the impact of such on the collection of ICMS on the
marketing of recreational boats. The results show that there is a correlation between
the notoriety of tweets made by the female audience and the collection in states with
easy access to water, which is consistent with boats being established as a status
good through a social norm established from the bottom up. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.