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Título: Efeito velho da lancha : impactos bottom-up sobre o ciclo da moda em bens de status
Autor(es): Carvalho, Gabriel da Silva Marques
Orientador(es): Mazali, Rogério
Assunto: Normas sociais
Produtos de luxo
Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços
Data de apresentação: 21-Fev-2023
Data de publicação: 21-Fev-2024
Referência: CARVALHO, Gabriel da Silva Marques. Efeito velho da lancha: impactos bottom-up sobre o ciclo da moda em bens de status. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Existem duas maneiras de surgimento de uma norma social, de cima para baixo, onde classes mais abastadas incitam o surgimento de novas normas sociais, ou de baixo para cima, onde uma norma é transmitida através de interações sociais entre indivíduos e seus vizinhos, alentando o papel das massas na formação das normas sociais. O presente trabalho visa testar empiricamente se a normatização social de um bem como "bem de status" se dá de baixo para cima. Para isso, utilizamos dados de popularidade da subcultura do “velho da lancha” no Twitter e o impacto de tal acerca da arrecadação de ICMS sobre a comercialização de embarcações recreativas. Os resultados encontrados mostram que há correlação entre a notoriedade de tweets realizados pelo público feminino e a arrecadação em estados com fácil acesso à água, o que é consistente com lanchas se estabelecendo como bem de status através de uma norma social estabelecida de baixo para cima.
Abstract: There are two ways in which a social norm emerges, from the top down, where wealthier classes incite the emergence of new social norms, or from the bottom up, where a norm is transmitted through social interactions between individuals and their neighbours, encouraging the role of the masses in shaping social norms. The present paper aims to test empirically whether the social norming of a good as a 'status good' occurs from the bottom-up. For this, we use data on the popularity of the subculture of the "Boat Grandpa" on Twitter and the impact of such on the collection of ICMS on the marketing of recreational boats. The results show that there is a correlation between the notoriety of tweets made by the female audience and the collection in states with easy access to water, which is consistent with boats being established as a status good through a social norm established from the bottom up.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2022.
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