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dc.contributor.advisorMazali, Rogério-
dc.contributor.authorCarvalho, Gabriel da Silva Marques-
dc.identifier.citationCARVALHO, Gabriel da Silva Marques. Efeito velho da lancha: impactos bottom-up sobre o ciclo da moda em bens de status. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractExistem duas maneiras de surgimento de uma norma social, de cima para baixo, onde classes mais abastadas incitam o surgimento de novas normas sociais, ou de baixo para cima, onde uma norma é transmitida através de interações sociais entre indivíduos e seus vizinhos, alentando o papel das massas na formação das normas sociais. O presente trabalho visa testar empiricamente se a normatização social de um bem como "bem de status" se dá de baixo para cima. Para isso, utilizamos dados de popularidade da subcultura do “velho da lancha” no Twitter e o impacto de tal acerca da arrecadação de ICMS sobre a comercialização de embarcações recreativas. Os resultados encontrados mostram que há correlação entre a notoriedade de tweets realizados pelo público feminino e a arrecadação em estados com fácil acesso à água, o que é consistente com lanchas se estabelecendo como bem de status através de uma norma social estabelecida de baixo para cima.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordNormas sociaispt_BR
dc.subject.keywordProdutos de luxopt_BR
dc.subject.keywordImposto sobre circulação de mercadorias e serviçospt_BR
dc.titleEfeito velho da lancha : impactos bottom-up sobre o ciclo da moda em bens de statuspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-21T11:57:23Z-
dc.date.available2024-02-21T11:57:23Z-
dc.date.submitted2023-02-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37638-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1There are two ways in which a social norm emerges, from the top down, where wealthier classes incite the emergence of new social norms, or from the bottom up, where a norm is transmitted through social interactions between individuals and their neighbours, encouraging the role of the masses in shaping social norms. The present paper aims to test empirically whether the social norming of a good as a 'status good' occurs from the bottom-up. For this, we use data on the popularity of the subculture of the "Boat Grandpa" on Twitter and the impact of such on the collection of ICMS on the marketing of recreational boats. The results show that there is a correlation between the notoriety of tweets made by the female audience and the collection in states with easy access to water, which is consistent with boats being established as a status good through a social norm established from the bottom up.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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