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Título: Política nacional de desenvolvimento de pessoas e sua contribuição para a cultura de aprendizagem : um estudo com servidores de um órgão do governo federal
Autor(es): Farias, Patrícia de Sousa
Orientador(es): Menezes, Elisabeth Aparecida Corrêa
Assunto: Política e governo
Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP)
Aprendizagem organizacional
Data de apresentação: 14-Dez-2023
Data de publicação: 20-Fev-2024
Referência: FARIAS, Patrícia de Sousa. Política nacional de desenvolvimento de pessoas e sua contribuição para a cultura de aprendizagem: um estudo com servidores de um órgão do governo federal. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar como ocorreu a implementação da PNDP em um órgão do governo federal e como essa política tem contribuído para o desenvolvimento da cultura de aprendizagem, por meio da percepção de servidores do referido órgão. Procurou-se também identificar a percepção de servidores em relação à presença dos fatores da cultura de aprendizagem no órgão e a diferença de percepção a partir dos dados demográficos e funcionais. A metodologia utilizada foi quantitativa, exploratória e descritiva. A fim de alcançar os objetivos, foi aplicada a versão resumida do Dimensions of the learning organization questionnaire (Dloq), o Dloq-A, desenvolvida por Yang (2003) e validada no contexto brasileiro por Menezes, Guimarães e Bido (2011). A amostra consistiu em 47 respostas válidas. De forma geral, os resultados revelaram a presença dos fatores da cultura de aprendizagem na Instituição, porém com oportunidade de melhorias. O fator com menor percepção por parte da amostra foi o "Sistemas para capturar e compartilhar a aprendizagem." Foi possível também identificar a diferença de percepção entre os respondentes por meio dos seus dados demográficos e funcionais. Importa destacar um dos fatores com maior média: “Estímulo à liderança estratégica para a aprendizagem”, sendo possível inferir que os servidores percebem a existência de ações voltadas para liderança, o que pode estar relacionado com a PNDP. Os fatores com as menores médias: “Questionamento e diálogo” e “Delegação de poder e responsabilidade”, o primeiro fator pode estar relacionado ao diálogo das chefias com a equipe e o segundo pode estar relacionado à baixa oferta de cursos operacionais pela ENAP. A pesquisa apresenta relevância científica para os estudos em políticas públicas, podendo servir de insumo para tomada de decisão na Administração Pública e contribuir para estudos em política de desenvolvimento de pessoas. Espera-se, ainda, que o estudo possa trazer ganhos para pesquisas futuras com aplicação do instrumento Dloq-A, validado no contexto brasileiro por Menezes, Guimarães e Bido (2011).
Abstract: The present research aimed to identify, in a general sense, how the implementation of the PNDP occurred in a federal government agency and how this policy has contributed to the development of a learning culture, as perceived by the agency's employees. The study also sought to identify employees' perceptions regarding the presence of learning culture factors in the agency and the differences in perception based on demographic and functional data. The methodology employed was quantitative, exploratory, and descriptive. To achieve the objectives, the abbreviated version of the Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (Dloq), the Dloq-A, developed by Yang (2003) and validated in the Brazilian context by Menezes, Guimarães, and Bido (2011), was used. The sample consisted of 47 valid responses. Overall, the results revealed the presence of learning culture factors in the institution, albeit with room for improvement. The factor with the lowest perception among the sample was "Systems for capturing and sharing learning." It was also possible to identify differences in perception among respondents based on their demographic and functional data. Notably, one of the factors with the highest average was "Encouragement of strategic leadership for learning," suggesting that employees perceive the existence of actions focused on leadership, which may be related to the PNDP. Factors with lower averages included "Questioning and dialogue" and "Delegation of power and responsibility." The former may be related to the communication between leaders and the team, while the latter may be associated with the limited availability of practical courses offered by ENAP. The research holds scientific relevance for public policy studies, serving as input for decision-making in public administration and contributing to studies on personnel development policies. It is expected, still, that the study can bring gains for future research with the application of the Dloq-A instrument, validated in the Brazilian context by Menezes, Guimarães, and Bido (2011).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
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