Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Menezes, Elisabeth Aparecida Corrêa | - |
dc.contributor.author | Farias, Patrícia de Sousa | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Patrícia de Sousa. Política nacional de desenvolvimento de pessoas e sua contribuição para a cultura de aprendizagem: um estudo com servidores de um órgão do governo federal. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar como ocorreu a implementação da PNDP
em um órgão do governo federal e como essa política tem contribuído para o desenvolvimento da
cultura de aprendizagem, por meio da percepção de servidores do referido órgão. Procurou-se
também identificar a percepção de servidores em relação à presença dos fatores da cultura de
aprendizagem no órgão e a diferença de percepção a partir dos dados demográficos e funcionais.
A metodologia utilizada foi quantitativa, exploratória e descritiva. A fim de alcançar os objetivos,
foi aplicada a versão resumida do Dimensions of the learning organization questionnaire (Dloq),
o Dloq-A, desenvolvida por Yang (2003) e validada no contexto brasileiro por Menezes,
Guimarães e Bido (2011). A amostra consistiu em 47 respostas válidas. De forma geral, os
resultados revelaram a presença dos fatores da cultura de aprendizagem na Instituição, porém com
oportunidade de melhorias. O fator com menor percepção por parte da amostra foi o "Sistemas para
capturar e compartilhar a aprendizagem." Foi possível também identificar a diferença de percepção
entre os respondentes por meio dos seus dados demográficos e funcionais. Importa destacar um
dos fatores com maior média: “Estímulo à liderança estratégica para a aprendizagem”, sendo
possível inferir que os servidores percebem a existência de ações voltadas para liderança, o que
pode estar relacionado com a PNDP. Os fatores com as menores médias: “Questionamento e
diálogo” e “Delegação de poder e responsabilidade”, o primeiro fator pode estar relacionado ao
diálogo das chefias com a equipe e o segundo pode estar relacionado à baixa oferta de cursos
operacionais pela ENAP. A pesquisa apresenta relevância científica para os estudos em políticas
públicas, podendo servir de insumo para tomada de decisão na Administração Pública e contribuir
para estudos em política de desenvolvimento de pessoas. Espera-se, ainda, que o estudo possa trazer
ganhos para pesquisas futuras com aplicação do instrumento Dloq-A, validado no contexto
brasileiro por Menezes, Guimarães e Bido (2011). | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política e governo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.title | Política nacional de desenvolvimento de pessoas e sua contribuição para a cultura de aprendizagem : um estudo com servidores de um órgão do governo federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-20T12:25:02Z | - |
dc.date.available | 2024-02-20T12:25:02Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37630 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research aimed to identify, in a general sense, how the implementation of the PNDP
occurred in a federal government agency and how this policy has contributed to the development
of a learning culture, as perceived by the agency's employees. The study also sought to identify
employees' perceptions regarding the presence of learning culture factors in the agency and the
differences in perception based on demographic and functional data. The methodology employed
was quantitative, exploratory, and descriptive. To achieve the objectives, the abbreviated version
of the Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (Dloq), the Dloq-A, developed by
Yang (2003) and validated in the Brazilian context by Menezes, Guimarães, and Bido (2011), was
used. The sample consisted of 47 valid responses. Overall, the results revealed the presence of
learning culture factors in the institution, albeit with room for improvement. The factor with the
lowest perception among the sample was "Systems for capturing and sharing learning." It was also
possible to identify differences in perception among respondents based on their demographic and
functional data. Notably, one of the factors with the highest average was "Encouragement of
strategic leadership for learning," suggesting that employees perceive the existence of actions
focused on leadership, which may be related to the PNDP. Factors with lower averages included
"Questioning and dialogue" and "Delegation of power and responsibility." The former may be
related to the communication between leaders and the team, while the latter may be associated with
the limited availability of practical courses offered by ENAP. The research holds scientific
relevance for public policy studies, serving as input for decision-making in public administration
and contributing to studies on personnel development policies. It is expected, still, that the study
can bring gains for future research with the application of the Dloq-A instrument, validated in the
Brazilian context by Menezes, Guimarães, and Bido (2011). | pt_BR |
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