Título: | A intersetorialidade na gestão e implementação do programa saúde na escola : uma análise nas redes públicas de ensino do Distrito Federal |
Autor(es): | Silva, Michele Botelho da |
Orientador(es): | Assis, Simone de Araújo Góes |
Assunto: | Políticas públicas Intersetorialidade Programa Saúde na Escola (PSE) Distrito Federal (DF) |
Data de apresentação: | 1-Dez-2023 |
Data de publicação: | 19-Fev-2024 |
Referência: | SILVA, Michele Botelho da. A intersetorialidade na gestão e implementação do programa saúde na escola: uma análise nas redes públicas de ensino do Distrito Federal. 2023. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O Programa Saúde na Escola – PSE é uma política pública intersetorial instituída pelo
decreto nº 6.286 de 5 de dezembro de 2007 é responsável pela promoção da saúde nas escolas,
levando palestras e coordenando ações voltadas para saúde. A gestão é interfederativa
observando que cada ente possui suas atribuições que influenciam nas tomadas de decisões
cada vez mais participativas e democráticas. Desta forma, emerge a seguinte questão de
pesquisa: Quais os desafios da intersetorialidade na gestão e implementação do
Programa Saúde na Escola – PSE? Portanto, o objetivo desta pesquisa é identificar e
descrever o processo da implementação e gestão do PSE e os seus desafios de
intersetorialidade, na perspectiva dos profissionais de saúde e educação que atuam
nos três níveis federativos do programa. Entre os diversos obstáculos identificados por
Carmo e Guizardi (2017) no que tange à intersetorialidade em políticas públicas, se destacam:
a) os desafios da coordenação e integração entre diferentes setores e níveis federativos; b) a
comunicação eficaz para implementação das ações intersetoriais; c) a alocação adequada de
recursos humanos e financeiros para viabilizar as ações intersetoriais, de avaliação e de
monitoramento; d) cultura organizacional não orientada à interação intersetorial que facilite
a colaboração e a integração entre diferentes setores; e) fragmentação e interesses difusos
dos setores na composição da agenda, na implementação e na gestão das ações intersetoriais;
f) barreiras burocráticas relacionadas à legislação e às normativas que viabilizem a gestão
e implementação das ações intersetoriais de forma colaborativa. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023. |
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