Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37629
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MicheleBotelhoDaSilva_tcc.pdf540,8 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAssis, Simone de Araújo Góes-
dc.contributor.authorSilva, Michele Botelho da-
dc.identifier.citationSILVA, Michele Botelho da. A intersetorialidade na gestão e implementação do programa saúde na escola: uma análise nas redes públicas de ensino do Distrito Federal. 2023. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO Programa Saúde na Escola – PSE é uma política pública intersetorial instituída pelo decreto nº 6.286 de 5 de dezembro de 2007 é responsável pela promoção da saúde nas escolas, levando palestras e coordenando ações voltadas para saúde. A gestão é interfederativa observando que cada ente possui suas atribuições que influenciam nas tomadas de decisões cada vez mais participativas e democráticas. Desta forma, emerge a seguinte questão de pesquisa: Quais os desafios da intersetorialidade na gestão e implementação do Programa Saúde na Escola – PSE? Portanto, o objetivo desta pesquisa é identificar e descrever o processo da implementação e gestão do PSE e os seus desafios de intersetorialidade, na perspectiva dos profissionais de saúde e educação que atuam nos três níveis federativos do programa. Entre os diversos obstáculos identificados por Carmo e Guizardi (2017) no que tange à intersetorialidade em políticas públicas, se destacam: a) os desafios da coordenação e integração entre diferentes setores e níveis federativos; b) a comunicação eficaz para implementação das ações intersetoriais; c) a alocação adequada de recursos humanos e financeiros para viabilizar as ações intersetoriais, de avaliação e de monitoramento; d) cultura organizacional não orientada à interação intersetorial que facilite a colaboração e a integração entre diferentes setores; e) fragmentação e interesses difusos dos setores na composição da agenda, na implementação e na gestão das ações intersetoriais; f) barreiras burocráticas relacionadas à legislação e às normativas que viabilizem a gestão e implementação das ações intersetoriais de forma colaborativa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordIntersetorialidadept_BR
dc.subject.keywordPrograma Saúde na Escola (PSE)pt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF)pt_BR
dc.titleA intersetorialidade na gestão e implementação do programa saúde na escola : uma análise nas redes públicas de ensino do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-19T18:42:59Z-
dc.date.available2024-02-19T18:42:59Z-
dc.date.submitted2023-12-01-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37629-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.