Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Assis, Simone de Araújo Góes | - |
dc.contributor.author | Silva, Michele Botelho da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Michele Botelho da. A intersetorialidade na gestão e implementação do programa saúde na escola: uma análise nas redes públicas de ensino do Distrito Federal. 2023. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa Saúde na Escola – PSE é uma política pública intersetorial instituída pelo
decreto nº 6.286 de 5 de dezembro de 2007 é responsável pela promoção da saúde nas escolas,
levando palestras e coordenando ações voltadas para saúde. A gestão é interfederativa
observando que cada ente possui suas atribuições que influenciam nas tomadas de decisões
cada vez mais participativas e democráticas. Desta forma, emerge a seguinte questão de
pesquisa: Quais os desafios da intersetorialidade na gestão e implementação do
Programa Saúde na Escola – PSE? Portanto, o objetivo desta pesquisa é identificar e
descrever o processo da implementação e gestão do PSE e os seus desafios de
intersetorialidade, na perspectiva dos profissionais de saúde e educação que atuam
nos três níveis federativos do programa. Entre os diversos obstáculos identificados por
Carmo e Guizardi (2017) no que tange à intersetorialidade em políticas públicas, se destacam:
a) os desafios da coordenação e integração entre diferentes setores e níveis federativos; b) a
comunicação eficaz para implementação das ações intersetoriais; c) a alocação adequada de
recursos humanos e financeiros para viabilizar as ações intersetoriais, de avaliação e de
monitoramento; d) cultura organizacional não orientada à interação intersetorial que facilite
a colaboração e a integração entre diferentes setores; e) fragmentação e interesses difusos
dos setores na composição da agenda, na implementação e na gestão das ações intersetoriais;
f) barreiras burocráticas relacionadas à legislação e às normativas que viabilizem a gestão
e implementação das ações intersetoriais de forma colaborativa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intersetorialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Saúde na Escola (PSE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.title | A intersetorialidade na gestão e implementação do programa saúde na escola : uma análise nas redes públicas de ensino do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T18:42:59Z | - |
dc.date.available | 2024-02-19T18:42:59Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37629 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|