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Título: “Aprender sobre a cultura e diversidade que existe na nossa escola” : produzindo e experimentando podcasts de Antropologia no ensino médio
Autor(es): Chemin, Irene do Planalto
Orientador(es): Fleischer, Soraya Resende
Assunto: Letramento digital
Podcast
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: 28-Jul-2023
Data de publicação: 15-Fev-2024
Referência: CHEMIN, Irene do Planalto. “Aprender sobre a cultura e diversidade que existe na nossa escola”: produzindo e experimentando podcasts de Antropologia no ensino médio. 2023. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho baseia-se na audição e na produção de podcasts sobre temas de Antropologia e Ciências Sociais, junto a estudantes do 1º ano de uma escola de ensino médio localizada em Brasília, Distrito Federal. O objetivo foi compreender como os exercícios de ouvir e produzir podcasts contribuem para o processo de ensino e aprendizagem e para o desenvolvimento de multiletramentos, especialmente o letramento digital, na formação das estudantes do ensino médio. A pesquisa contou com três meses de excursão de campo, com observação participante na perspectiva de uma etnografia propositiva e de uma etnografia para a Internet, considerando a dimensão online e offline da experiência das estudantes na escola. Em colaboração com estudantes e professoras, podcasts disponíveis na web foram ouvidos individual e coletivamente; entrevistas foram realizadas para a produção dos podcasts; roteiros e, por fim, três episódios foram produzidos e apresentados para a escola. Após a audição destes produtos, as estudantes responderam a uma enquete, e as professoras a uma entrevista, sobre o que acharam dos episódios e as possibilidades de aprender com a mídia. A percepção das professoras e estudantes demonstrou que a mídia podcast tem potencial inovador, dinâmico e lúdico, aproximando os conteúdos de Antropologia aos interesses e anseios das estudantes. Fazer podcasts fomenta o protagonismo das estudantes no processo de ensino e aprendizagem, valoriza a diversidade didática em sala de aula e promove uma incorporação crítica e criativa das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Abstract: This work is based on the listening and production of podcasts on Anthropology and Social Sciences topics, with 1st year students from a high school located in Brasília, Distrito Federal. The goal was to understand how the exercises of listening and producing podcasts contribute to the teaching and learning process and the development of multiliteracy, especially digital literacy, in the training of high school students. The research included a three-month fieldwork, with participant observation from the perspective of a propositional ethnography and an ethnography for the Internet, considering the online and offline dimensions of the student's experience at school. In collaboration with students and teachers, podcasts available on the web were listened to individually and collectively; interviews were conducted for the production of podcasts; scripts and, finally, three episodes were produced and presented to the school. After listening to these products, the students answered a survey, and the teachers an interview, about what they thought of the episodes and the possibilities of learning from the media. The perception of the teachers and students showed that the podcast media has innovative, dynamic and playful potential, bringing Anthropology contents closer to the students' interests and desires. Making podcasts fosters students' protagonism in the teaching and learning process, values didactic diversity in the classroom and promotes a critical and creative incorporation of Digital Information and Communication Technologies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2023.
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