Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fleischer, Soraya Resende | - |
dc.contributor.author | Chemin, Irene do Planalto | - |
dc.identifier.citation | CHEMIN, Irene do Planalto. “Aprender sobre a cultura e diversidade que existe na nossa escola”: produzindo e experimentando podcasts de Antropologia no ensino médio. 2023. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho baseia-se na audição e na produção de podcasts sobre temas de Antropologia e
Ciências Sociais, junto a estudantes do 1º ano de uma escola de ensino médio localizada em
Brasília, Distrito Federal. O objetivo foi compreender como os exercícios de ouvir e produzir
podcasts contribuem para o processo de ensino e aprendizagem e para o desenvolvimento de
multiletramentos, especialmente o letramento digital, na formação das estudantes do ensino
médio. A pesquisa contou com três meses de excursão de campo, com observação participante
na perspectiva de uma etnografia propositiva e de uma etnografia para a Internet,
considerando a dimensão online e offline da experiência das estudantes na escola. Em
colaboração com estudantes e professoras, podcasts disponíveis na web foram ouvidos
individual e coletivamente; entrevistas foram realizadas para a produção dos podcasts;
roteiros e, por fim, três episódios foram produzidos e apresentados para a escola. Após a
audição destes produtos, as estudantes responderam a uma enquete, e as professoras a uma
entrevista, sobre o que acharam dos episódios e as possibilidades de aprender com a mídia. A
percepção das professoras e estudantes demonstrou que a mídia podcast tem potencial
inovador, dinâmico e lúdico, aproximando os conteúdos de Antropologia aos interesses e
anseios das estudantes. Fazer podcasts fomenta o protagonismo das estudantes no processo de
ensino e aprendizagem, valoriza a diversidade didática em sala de aula e promove uma
incorporação crítica e criativa das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Podcast | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e comunicação | pt_BR |
dc.title | “Aprender sobre a cultura e diversidade que existe na nossa escola” : produzindo e experimentando podcasts de Antropologia no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T13:51:24Z | - |
dc.date.available | 2024-02-15T13:51:24Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37604 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work is based on the listening and production of podcasts on Anthropology and Social
Sciences topics, with 1st year students from a high school located in Brasília, Distrito Federal.
The goal was to understand how the exercises of listening and producing podcasts contribute
to the teaching and learning process and the development of multiliteracy, especially digital
literacy, in the training of high school students. The research included a three-month
fieldwork, with participant observation from the perspective of a propositional ethnography
and an ethnography for the Internet, considering the online and offline dimensions of the
student's experience at school. In collaboration with students and teachers, podcasts available
on the web were listened to individually and collectively; interviews were conducted for the
production of podcasts; scripts and, finally, three episodes were produced and presented to the
school. After listening to these products, the students answered a survey, and the teachers an
interview, about what they thought of the episodes and the possibilities of learning from the
media. The perception of the teachers and students showed that the podcast media has
innovative, dynamic and playful potential, bringing Anthropology contents closer to the
students' interests and desires. Making podcasts fosters students' protagonism in the teaching
and learning process, values didactic diversity in the classroom and promotes a critical and
creative incorporation of Digital Information and Communication Technologies. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Antropologia
|