Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37604
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IreneDoPlanaltoChemin_tcc.pdf11,16 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFleischer, Soraya Resende-
dc.contributor.authorChemin, Irene do Planalto-
dc.identifier.citationCHEMIN, Irene do Planalto. “Aprender sobre a cultura e diversidade que existe na nossa escola”: produzindo e experimentando podcasts de Antropologia no ensino médio. 2023. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho baseia-se na audição e na produção de podcasts sobre temas de Antropologia e Ciências Sociais, junto a estudantes do 1º ano de uma escola de ensino médio localizada em Brasília, Distrito Federal. O objetivo foi compreender como os exercícios de ouvir e produzir podcasts contribuem para o processo de ensino e aprendizagem e para o desenvolvimento de multiletramentos, especialmente o letramento digital, na formação das estudantes do ensino médio. A pesquisa contou com três meses de excursão de campo, com observação participante na perspectiva de uma etnografia propositiva e de uma etnografia para a Internet, considerando a dimensão online e offline da experiência das estudantes na escola. Em colaboração com estudantes e professoras, podcasts disponíveis na web foram ouvidos individual e coletivamente; entrevistas foram realizadas para a produção dos podcasts; roteiros e, por fim, três episódios foram produzidos e apresentados para a escola. Após a audição destes produtos, as estudantes responderam a uma enquete, e as professoras a uma entrevista, sobre o que acharam dos episódios e as possibilidades de aprender com a mídia. A percepção das professoras e estudantes demonstrou que a mídia podcast tem potencial inovador, dinâmico e lúdico, aproximando os conteúdos de Antropologia aos interesses e anseios das estudantes. Fazer podcasts fomenta o protagonismo das estudantes no processo de ensino e aprendizagem, valoriza a diversidade didática em sala de aula e promove uma incorporação crítica e criativa das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLetramento digitalpt_BR
dc.subject.keywordPodcastpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.title“Aprender sobre a cultura e diversidade que existe na nossa escola” : produzindo e experimentando podcasts de Antropologia no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-15T13:51:24Z-
dc.date.available2024-02-15T13:51:24Z-
dc.date.submitted2023-07-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37604-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work is based on the listening and production of podcasts on Anthropology and Social Sciences topics, with 1st year students from a high school located in Brasília, Distrito Federal. The goal was to understand how the exercises of listening and producing podcasts contribute to the teaching and learning process and the development of multiliteracy, especially digital literacy, in the training of high school students. The research included a three-month fieldwork, with participant observation from the perspective of a propositional ethnography and an ethnography for the Internet, considering the online and offline dimensions of the student's experience at school. In collaboration with students and teachers, podcasts available on the web were listened to individually and collectively; interviews were conducted for the production of podcasts; scripts and, finally, three episodes were produced and presented to the school. After listening to these products, the students answered a survey, and the teachers an interview, about what they thought of the episodes and the possibilities of learning from the media. The perception of the teachers and students showed that the podcast media has innovative, dynamic and playful potential, bringing Anthropology contents closer to the students' interests and desires. Making podcasts fosters students' protagonism in the teaching and learning process, values didactic diversity in the classroom and promotes a critical and creative incorporation of Digital Information and Communication Technologies.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.