Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Alves, Caroline de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Araújo, Evellyn Medeiros | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Evellyn Medeiros. Aspectos do desenvolvimento global de filhos de gestantes que tiveram covid- 19: análise aos 6 e 12 meses. 2023. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: O artigo teve como objetivo apontar possíveis consequências no desenvolvimento global das crianças oriundas de mães que tiveram Covid-19 na gestação. Métodos: Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo, com acompanhamento longitudinal de bebês e análise quantitativa do desfecho do desenvolvimento. Foram elegíveis crianças de 6 e 12 meses de idade corrigida, acompanhadas no Ambulatório do Hospital Universitário de Brasília/Brasil que foram expostas in útero à infecção materna por SARS-CoV-2. O instrumento utilizado para avaliar o desenvolvimento infantil foi a Escala Bayley de Avaliação do Desenvolvimento Infantil 3ª Edição. Os dados foram analisados no Statistical Package for Social Sciences
(SPSS)® versão 23.0. O teste t foi utilizado para comparar as médias das áreas cognitiva, linguagem e motor. Resultados: Foram avaliadas 110 crianças aos 6 meses de idade e 94 aos 12 meses. Não houve alteração significativa na cognição e no motor nas idades avaliadas, no entanto constatou-se alterações nas habilidades linguísticas aos 6 e 12 meses nas crianças. Conclusões: Isso pode estar associado a situações ambientais vividas nesse período, por exemplo, a privação de estímulo devido ao isolamento social, ao uso de máscaras. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - saúde e higiene | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gravidez | pt_BR |
dc.subject.keyword | covid-19 | pt_BR |
dc.title | Aspectos do desenvolvimento global de filhos de gestantes que tiveram covid- 19 : análise aos 6 e 12 meses | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-14T14:32:32Z | - |
dc.date.available | 2024-02-14T14:32:32Z | - |
dc.date.submitted | 2023-01-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37601 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Santos, Janaína de Araújo Teixeira | - |
dc.description.abstract1 | Objective: This article aimed to point out possible consequences on the global development of children born to mothers who had Covid-19 during pregnancy. Methods: This is a retrospective cohort study, with longitudinal follow-up of infants and quantitative analysis of the developmental outcome. Eligible children were 6 and 12 months of corrected age, followed at the outpatient clinic of Hospital Universitário de Brasília/Brazil who were exposed in utero to maternal SARS-CoV-2 infection. The instrument used to assess child development was the
Bayley Scale of Infant Development Evaluation 3rd Edition. Data were analyzed in the Statistical Package for Social Sciences (SPSS)® version 23.0. The t-test was used to compare the means of the cognitive, language, and motor areas. Results: We evaluated 110 children at 6 months of age and 94 at 12 months. There was no significant change in cognition and motor skills at the ages evaluated; however, there were changes in language skills at 6 and 12 months in the children. Conclusion: This may be associated with environmental situations experienced in this period, for example, the deprivation of stimulation due to social isolation and the use of masks. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|