Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37601
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EvellynMedeirosAraujo_tcc.pdf635,66 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlves, Caroline de Oliveira-
dc.contributor.authorAraújo, Evellyn Medeiros-
dc.identifier.citationARAÚJO, Evellyn Medeiros. Aspectos do desenvolvimento global de filhos de gestantes que tiveram covid- 19: análise aos 6 e 12 meses. 2023. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: O artigo teve como objetivo apontar possíveis consequências no desenvolvimento global das crianças oriundas de mães que tiveram Covid-19 na gestação. Métodos: Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo, com acompanhamento longitudinal de bebês e análise quantitativa do desfecho do desenvolvimento. Foram elegíveis crianças de 6 e 12 meses de idade corrigida, acompanhadas no Ambulatório do Hospital Universitário de Brasília/Brasil que foram expostas in útero à infecção materna por SARS-CoV-2. O instrumento utilizado para avaliar o desenvolvimento infantil foi a Escala Bayley de Avaliação do Desenvolvimento Infantil 3ª Edição. Os dados foram analisados no Statistical Package for Social Sciences (SPSS)® versão 23.0. O teste t foi utilizado para comparar as médias das áreas cognitiva, linguagem e motor. Resultados: Foram avaliadas 110 crianças aos 6 meses de idade e 94 aos 12 meses. Não houve alteração significativa na cognição e no motor nas idades avaliadas, no entanto constatou-se alterações nas habilidades linguísticas aos 6 e 12 meses nas crianças. Conclusões: Isso pode estar associado a situações ambientais vividas nesse período, por exemplo, a privação de estímulo devido ao isolamento social, ao uso de máscaras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.keywordCrianças - saúde e higienept_BR
dc.subject.keywordGravidezpt_BR
dc.subject.keywordcovid-19pt_BR
dc.titleAspectos do desenvolvimento global de filhos de gestantes que tiveram covid- 19 : análise aos 6 e 12 mesespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-14T14:32:32Z-
dc.date.available2024-02-14T14:32:32Z-
dc.date.submitted2023-01-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37601-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSantos, Janaína de Araújo Teixeira-
dc.description.abstract1Objective: This article aimed to point out possible consequences on the global development of children born to mothers who had Covid-19 during pregnancy. Methods: This is a retrospective cohort study, with longitudinal follow-up of infants and quantitative analysis of the developmental outcome. Eligible children were 6 and 12 months of corrected age, followed at the outpatient clinic of Hospital Universitário de Brasília/Brazil who were exposed in utero to maternal SARS-CoV-2 infection. The instrument used to assess child development was the Bayley Scale of Infant Development Evaluation 3rd Edition. Data were analyzed in the Statistical Package for Social Sciences (SPSS)® version 23.0. The t-test was used to compare the means of the cognitive, language, and motor areas. Results: We evaluated 110 children at 6 months of age and 94 at 12 months. There was no significant change in cognition and motor skills at the ages evaluated; however, there were changes in language skills at 6 and 12 months in the children. Conclusion: This may be associated with environmental situations experienced in this period, for example, the deprivation of stimulation due to social isolation and the use of masks.pt_BR
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.