Título: | Design thinking como uma abordagem inovadora no processo de formulação de políticas públicas : estudo de caso Programa Progredir |
Autor(es): | Aleixo, Ester Ramos |
Orientador(es): | Tolentino, Sheila Cristina |
Assunto: | Design Thinking Políticas públicas Inovação em serviços |
Data de apresentação: | 12-Dez-2023 |
Data de publicação: | 9-Fev-2024 |
Referência: | ALEIXO, Ester Ramos. Design thinking como uma abordagem inovadora no processo de formulação de políticas públicas: estudo de caso Programa Progredir. 2023. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O design thinking é uma abordagem destinada a resolução de problemas
complexos, com foco em colocar o usuário no centro da solução, considerando suas
demandas e necessidades. A formulação de políticas públicas, por sua vez, envolve
a criação de ações para enfrentar problemas públicos. A relação entre o uso do
design thinking e a formulação de políticas públicas surgiu com a aplicação dessa
abordagem na reformulação de programas, diante das evidências das falhas do
modelo racional linear de formulação de políticas públicas diante de problemas
complexos.
Este trabalho buscou descrever a influência dessa abordagem no programa
Progredir, por meio do Projeto de Inovação Progredir realizado pelo GNOVA
(laboratório de inovação em governo) da ENAP (Escola Nacional de Administração
Pública Brasileira). O objetivo é descrever o uso do design thinking e identificar seus
limites e possibilidades como uma nova abordagem de reformulação de políticas
públicas no âmbito do Programa Progredir.
O método de pesquisa adotado foi qualitativo, envolvendo entrevistas e
pesquisa documental.
O principal achado desta pesquisa revelou que a abordagem enfrentou
restrições institucionais e não resultou no aperfeiçoamento desejado do programa.
No entanto, destaca-se que a mentalidade do design thinking, centrada no usuário,
considerando o território, a complexidade do contexto e as múltiplas dimensões de
uma política pública, causou uma influência de aprendizagem organizacional e foi
defendida como uma abordagem a ser disseminada entre os formuladores de
políticas públicas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
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