Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Tolentino, Sheila Cristina | - |
dc.contributor.author | Aleixo, Ester Ramos | - |
dc.identifier.citation | ALEIXO, Ester Ramos. Design thinking como uma abordagem inovadora no processo de formulação de políticas públicas: estudo de caso Programa Progredir. 2023. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O design thinking é uma abordagem destinada a resolução de problemas
complexos, com foco em colocar o usuário no centro da solução, considerando suas
demandas e necessidades. A formulação de políticas públicas, por sua vez, envolve
a criação de ações para enfrentar problemas públicos. A relação entre o uso do
design thinking e a formulação de políticas públicas surgiu com a aplicação dessa
abordagem na reformulação de programas, diante das evidências das falhas do
modelo racional linear de formulação de políticas públicas diante de problemas
complexos.
Este trabalho buscou descrever a influência dessa abordagem no programa
Progredir, por meio do Projeto de Inovação Progredir realizado pelo GNOVA
(laboratório de inovação em governo) da ENAP (Escola Nacional de Administração
Pública Brasileira). O objetivo é descrever o uso do design thinking e identificar seus
limites e possibilidades como uma nova abordagem de reformulação de políticas
públicas no âmbito do Programa Progredir.
O método de pesquisa adotado foi qualitativo, envolvendo entrevistas e
pesquisa documental.
O principal achado desta pesquisa revelou que a abordagem enfrentou
restrições institucionais e não resultou no aperfeiçoamento desejado do programa.
No entanto, destaca-se que a mentalidade do design thinking, centrada no usuário,
considerando o território, a complexidade do contexto e as múltiplas dimensões de
uma política pública, causou uma influência de aprendizagem organizacional e foi
defendida como uma abordagem a ser disseminada entre os formuladores de
políticas públicas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design Thinking | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação em serviços | pt_BR |
dc.title | Design thinking como uma abordagem inovadora no processo de formulação de políticas públicas : estudo de caso Programa Progredir | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-09T13:19:06Z | - |
dc.date.available | 2024-02-09T13:19:06Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37575 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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