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dc.contributor.advisorAreda, Camila Alves-
dc.contributor.authorLeite, Milena Carolina dos Santos-
dc.identifier.citationLEITE, Milena Carolina dos Santos. Cosméticos naturais: uma análise sob o ponto de vista da sustentabilidade e da publicidade. 2021. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Ceilândia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Analisar os cosméticos comercializados como naturais, comparar com os critérios estabelecidos na literatura e na publicidade divulgada aos consumidores e verificar se há sustentabilidade nos processos de produção desses produtos. Métodos: Foram analisadas nove empresas escolhidas através de redes sociais, conhecidas no ramo por venderem cosméticos naturais. Realizou-se uma revisão de literatura adotando como descritores "indústria cosmética”, “produto natural” e “indicadores de desenvolvimento sustentável”, em português e em inglês, entre os períodos de 2011 a 2020 nas bases de dados Scopus, Scielo, BVS e Google acadêmico. Resultados: As empresas analisadas tiveram resultado positivo tanto em relação as matérias-primas utilizadas que estão conforme descritos na literatura para natural como na coerência entre produto e publicidade. Quanto a existência de certificações, apenas cinco das nove empresas apresentaram essa preocupação em se diferenciar e garantir ao consumidor que os seus processos e matérias-primas fossem rastreáveis e confiáveis, garantindo qualidade e transparência em seus produtos. De todas as empresas apenas duas apresentaram em seus sites artigos de como acontece o seu processo produtivo e sustentabilidade no ambiente corporativo. Conclusão: Levando em consideração os resultados da análise das empresas conclui-se que nem todas as empresas apesar da constante tendência em ser mais sustentável e eco eficiente ainda não tem como prioridade a transparência com o consumidor em relação ao que fazem dentro e fora da empresa que geram impacto social e ambiental.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCosméticos orgânicospt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordPublicidadept_BR
dc.titleCosméticos naturais : uma análise sob o ponto de vista da sustentabilidade e da publicidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-06T21:32:44Z-
dc.date.available2024-02-06T21:32:44Z-
dc.date.submitted2021-11-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37569-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Objective: To analyze cosmetics marketed as natural, compare them with the criteria established in the literature and in advertising given to consumers and verify if there is sustainability in the production processes of these products. Methods: Nine companies chosen through social networks, known in the field for selling natural cosmetics, were analyzed. A literature review was carried out using as descriptors "cosmetic industry", "natural product" and "sustainable development indicators", in Portuguese and English, between the periods 2011 to 2020 in the Scopus, Scielo, BVS and Academic Google. Results: The companies analyzed had positive results both in relation to the raw materials used, which are as described in the literature for natural and in the consistency between product and advertising. As for the existence of certifications, only five of the nine companies showed this concern in differentiate itself and guarantee the consumer that its processes and raw materials were traceable and reliable, guaranteeing quality and transparency in its products. Of all the companies, only two presented articles on their websites on how their production process and sustainability in the corporate environment happen. Conclusion: Taking into account the results of the analysis of the companies, it is concluded that neither t All companies, despite the constant tendency to be more sustainable and eco-efficient, still do not prioritize transparency with the consumer in relation to what they do inside and outside the company that generate social and environmental impact.pt_BR
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus UnB Ceilândia



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