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Título: O horizonte da educação : potencialidades e desafios do conceito de cidades inteligentes na educação do Distrito Federal
Autor(es): Ordones Neto, Antonio
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Cidades inteligentes
Educação
Tecnologia
Tecnologias educacionais
Data de apresentação: 8-Dez-2023
Data de publicação: 5-Fev-2024
Referência: ORDONES NETO, Antonio. O horizonte da educação: potencialidades e desafios do conceito de cidades inteligentes na educação do Distrito Federal. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo analisou os instrumentos de ação pública relacionados à educação no Distrito Federal, sob a perspectiva de uma cidade inteligente que buscava melhorar a qualidade de vida por meio da eficiente utilização de recursos e tecnologias avançadas. Argumentou-se que uma cidade inteligente deveria envolver não apenas tecnologia, mas também investimentos em capital humano, desenvolvimento econômico sustentável, inovação e empreendedorismo. A pesquisa utilizou a sociologia da ação pública para examinar como as políticas públicas eram construídas, legitimadas, contestadas e transformadas. Os instrumentos de ação pública, que materializavam e operacionalizavam as políticas públicas, concentraramse na categoria de educação em cidades inteligentes, reconhecendo-a como crucial para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida. Apesar de Brasília ter sido considerada uma cidade digital, com amplo acesso ao mundo digital, a pesquisa destacou desafios na implementação de políticas educacionais, especialmente no acesso à tecnologia, revelando lacunas no cenário educacional brasileiro. A cidade foi classificada no estágio vertical de "smartização", indicando o uso de tecnologia na gestão, mas com falta de transparência prejudicando a participação social. Brasília adotou uma abordagem gerencialista, com ênfase na administração pública, mas com limitações operacionais e de controle.
Abstract: This study analyzed the instruments of public action related to education in the Federal District, from the perspective of a smart city that sought to improve the quality of life through the efficient use of resources and advanced technologies. It was argued that a smart city should involve not only technology, but also investments in human capital, sustainable economic development, innovation and entrepreneurship. The research used the sociology of public action to examine how public policies were constructed, legitimized, contested and transformed. The instruments of public action, which materialized and operationalized public policies, focused on the category of education in smart cities, recognizing it as crucial for development and improving quality of life. Although Brasília was considered a digital city, with broad access to the digital world, the research highlighted challenges in implementing educational policies, especially in access to technology, revealing gaps in the Brazilian educational scenario. The city was classified in the vertical stage of "smartization", indicating the use of technology in management, but with a lack of transparency, hindering social participation. Brasília has adopted a managerialist approach, with an emphasis on public administration, but with operational and control limitations.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
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