Título: | O horizonte da educação : potencialidades e desafios do conceito de cidades inteligentes na educação do Distrito Federal |
Autor(es): | Ordones Neto, Antonio |
Orientador(es): | Freitas, Christiana Soares de |
Assunto: | Cidades inteligentes Educação Tecnologia Tecnologias educacionais |
Data de apresentação: | 8-Dez-2023 |
Data de publicação: | 5-Fev-2024 |
Referência: | ORDONES NETO, Antonio. O horizonte da educação: potencialidades e desafios do conceito de cidades inteligentes na educação do Distrito Federal. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este estudo analisou os instrumentos de ação pública relacionados à educação no
Distrito Federal, sob a perspectiva de uma cidade inteligente que buscava melhorar a
qualidade de vida por meio da eficiente utilização de recursos e tecnologias
avançadas. Argumentou-se que uma cidade inteligente deveria envolver não apenas
tecnologia, mas também investimentos em capital humano, desenvolvimento
econômico sustentável, inovação e empreendedorismo. A pesquisa utilizou a
sociologia da ação pública para examinar como as políticas públicas eram
construídas, legitimadas, contestadas e transformadas. Os instrumentos de ação
pública, que materializavam e operacionalizavam as políticas públicas, concentraramse na categoria de educação em cidades inteligentes, reconhecendo-a como crucial
para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida. Apesar de Brasília ter sido
considerada uma cidade digital, com amplo acesso ao mundo digital, a pesquisa
destacou desafios na implementação de políticas educacionais, especialmente no
acesso à tecnologia, revelando lacunas no cenário educacional brasileiro. A cidade foi
classificada no estágio vertical de "smartização", indicando o uso de tecnologia na
gestão, mas com falta de transparência prejudicando a participação social. Brasília
adotou uma abordagem gerencialista, com ênfase na administração pública, mas com
limitações operacionais e de controle. |
Abstract: | This study analyzed the instruments of public action related to education in the Federal
District, from the perspective of a smart city that sought to improve the quality of life
through the efficient use of resources and advanced technologies. It was argued that
a smart city should involve not only technology, but also investments in human capital,
sustainable economic development, innovation and entrepreneurship. The research
used the sociology of public action to examine how public policies were constructed,
legitimized, contested and transformed. The instruments of public action, which
materialized and operationalized public policies, focused on the category of education
in smart cities, recognizing it as crucial for development and improving quality of life.
Although Brasília was considered a digital city, with broad access to the digital world,
the research highlighted challenges in implementing educational policies, especially in
access to technology, revealing gaps in the Brazilian educational scenario. The city
was classified in the vertical stage of "smartization", indicating the use of technology in
management, but with a lack of transparency, hindering social participation. Brasília
has adopted a managerialist approach, with an emphasis on public administration, but
with operational and control limitations. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023. |
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