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2023_MalobaMwemaMichee_tcc.pdf5,38 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorAlmeida, Carla Beatriz de-
dc.contributor.authorMichee, Maloba Mwema-
dc.identifier.citationMICHEE, Maloba Mwema. O direito educacional na República Democrática do Congo: contextos e legislações. 2023. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO sistema educativo da República Democrática do Congo (RDC) continua a desenvolver-se em todos os níveis, embora lentamente, em virtude de toda a situação de risco e perigo no cenário interno dentro da RDC e a conjuntura de crise e contexto bélico. Dessa forma, a questão educacional é amplamente marcada pelo acesso que o indivíduo possui, tanto em virtude de renda como também de gênero, pois investir na educação das meninas, adolescentes e mulheres é ainda um desafio nesse contexto. Assim, diferentemente que no Brasil, onde a educação é um direito público subjetivo e existem políticas públicas voltadas para uma formação, desde o ensino do primário, ensino médio e na universidade com graduação e possibilidades de mestrado e doutorado. Na RDC, temos o propósito/desafio de fazer uma escola que valorize o crescimento intelectual, a vida da sociedade e esfera laboral do país.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRepública Democrática do Congopt_BR
dc.subject.keywordDireito educacionalpt_BR
dc.subject.keywordRepública Democrática do Congo - educaçãopt_BR
dc.titleO direito educacional na República Democrática do Congo : contextos e legislaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-30T17:42:54Z-
dc.date.available2024-01-30T17:42:54Z-
dc.date.submitted2023-12-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37522-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract3Le système éducatif de la République Démocratique du Congo (RDC) continue de se développer à tous les niveaux, quoique lentement, en raison de l'ensemble de la situation de risque et de danger dans le scénario interne de la RDC et de la situation de crise et du contexte de guerre. De cette manière, la question éducative est largement marquée par l'accès dont dispose l'individu, tant en raison du revenu que du sexe, car investir dans l'éducation des filles, des adolescentes et des femmes reste un défi dans ce contexte. Ainsi, contrairement au Brésil, où l'éducation est un droit public subjectif et où il existe des politiques publiques visant à la formation, depuis l'enseignement primaire, l'enseignement secondaire et l'université avec diplôme et possibilités de maîtrise et de doctorat. En RDC, nous avons pour but/défi de créer une école qui valorise l'épanouissement intellectuel, la vie en société et la sphère du travail du pays.pt_BR
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