Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Amanda Flávio de | - |
dc.contributor.author | Rosa, Sandro Vieira da | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Sandro Vieira da. Regulação do transporte internacional terrestre: aplicação de modernas práticas regulatórias no transporte rodoviário internacional de cargas. 2023. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe-se a estudar o importante papel da regulação do Transporte
Internacional Terrestre na consolidação da economia regional e na integração da América
Latina. O estudo justifica-se, entre outras razões, pelo recente crescimento na utilização do
modal rodoviário no comércio exterior, principalmente após o período da Pandemia de
COVID-19. Nesse contexto, o Transporte Rodoviário Internacional de Cargas (TRIC) vem
enfrentando inúmeros desafios diante de barreiras regulatórias, burocráticas e técnico operacionais, as quais evidenciam, por si só, o interesse teórico e prático na escolha deste tema.
Assim, objetiva a presente pesquisa verificar como as Teorias do Direito Regulatório podem
auxiliar na melhoria da qualidade regulatória e na eficiência do setor. A hipótese é de que as
modernas abordagens normativas e fiscalizatórias, baseadas em evidências e incentivos,
podem contribuir nesse processo de desenvolvimento do TRIC. Para tanto, foi realizada uma
análise teórica do transporte de cargas na região; da legislação aplicável ao setor; da Teoria da
Regulação Responsiva (TRR) e demais instrumentos regulatórios correlacionados; e, ainda,
dos atuais mecanismos regulatórios aplicados pela Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT), para identificar eventuais falhas de regulação e oportunidades para a
aplicação das melhores práticas regulatórias no TRIC. O resultado do estudo aponta para a
importância de se adotar uma metodologia regulatória mais responsiva e apoiada em
evidências para otimizar o transporte internacional de cargas, equilibrando eficiência e
inovação, com a proteção do mercado e do interesse público. Por fim, além das oportunidades
imediatas de ação apresentadas no texto, propõe-se o aprofundamento dos estudos, por meio
de benchmarking internacional, e uma análise futura sobre os efeitos da implementação da
Regulação Responsiva no setor. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte rodoviário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte rodoviário de carga | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte internacional terrestre | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte rodoviário internacional de cargas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação responsiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação | pt_BR |
dc.title | Regulação do transporte internacional terrestre : aplicação de modernas práticas regulatórias no transporte rodoviário internacional de cargas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T17:21:12Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T17:21:12Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37515 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to explore the significant role of regulation in International Terrestrial
Transport in consolidating the regional economy and integrating Latin America. Among other
reasons, the study is justified by the recent growth in the use of road transport in foreign trade,
especially after the COVID-19 pandemic period. In this context, the International Road
Transport of Goods (IRT) has been facing numerous challenges in the face of regulatory,
bureaucratic, and technical-operational barriers, which in themselves demonstrate the
theoretical and practical interest in choosing this topic. Therefore, this research aims to verify
how Regulatory Law Theories can assist in improving regulatory quality and sector efficiency.
The hypothesis is that modern normative and supervisory approaches, based on evidence and
incentives, can contribute to the development process of IRT. To this end, a theoretical
analysis of cargo transportation in the region; of the legislation applicable to the sector; of the
Responsive Regulation Theory (RRT) and other related regulatory instruments; and,
furthermore, of the current regulatory mechanisms applied by the National Land Transport
Agency (ANTT), were conducted to identify possible regulatory failures and opportunities for
the application of best regulatory practices in IRT. The study's results point to the importance
of adopting a more responsive and evidence-supported regulatory methodology to optimize
international cargo transport, balancing efficiency and innovation, with market protection and
public interest. Finally, in addition to the immediate action opportunities presented in the text,
it is proposed to deepen studies through international benchmarking, and a future analysis of
the effects of implementing Responsive Regulation in the sector. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Direito
|