Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37491
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoseLopesDaSilvaNeto_tcc.pdf576,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da "bancada da bala" na flexibilização do acesso a armas no período posterior a promulgação do Estatuto do desarmamento
Autor(es): Silva Neto, José Lopes da
Orientador(es): Zackseski, Cristina Maria
Assunto: Estatuto do desarmamento
Brasil. Lei n. 10.826, de 22 de dezembro de 2003
Frentes parlamentares
Frente Parlamentar de Segurança Pública
Armas de fogo
Armas de fogo - controle
Lobby
Data de apresentação: 8-Dez-2023
Data de publicação: 30-Jan-2024
Referência: SILVA NETO, José Lopes da. A influência da "bancada da bala" na flexibilização do acesso a armas no período posterior a promulgação do Estatuto do desarmamento. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente monografia se propõe a analisar a influência exercida pelo grupo de parlamentares reconhecido como a "bancada da bala", destacando especialmente o período subsequente à promulgação do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003) em 22 de dezembro de 2003. No decorrer dessa investigação, delineia-se inicialmente um sucinto histórico acerca das diversas medidas adotadas pelos diferentes governos no sentido de estabelecer um controle mais efetivo sobre a circulação de armas e munições. A pesquisa, em seguida, concentra-se na análise da "bancada da bala", abordando questões fundamentais como a seleção de critérios para identificar seus membros, suas estratégias para salvaguardar os interesses do lobby armamentista e alguns estudos de casos envolvendo integrantes selecionados do grupo. No desfecho, são examinadas algumas das medidas empreendidas pela bancada com o objetivo de desconfigurar e, em alguns casos, até mesmo revogar o Estatuto do Desarmamento. O método indutivo é empregado como abordagem, visando construir uma conclusão crítica e mais abrangente que as premissas apresentadas. A técnica adotada consiste na revisão bibliográfica e documental, englobando análises de livros, artigos científicos e legislações pertinentes. O propósito final é avaliar a influência exercida por esse grupo e as medidas por ele adotadas para flexibilizar o controle sobre armas e munições, muitas vezes direcionando sua atenção para os interesses obscuros da indústria bélica nacional em detrimento da segurança pública.
Resumén: La presente monografía tiene como objetivo analizar la influencia ejercida por el grupo de parlamentarios reconocido como la "bancada da bala", destacando especialmente el período posterior a la promulgación del Estatuto do Desarmamento (Ley n.º 10.826/2003) el 22 de diciembre de 2003. A lo largo de esta investigación, se traza inicialmente un breve historial sobre las diversas medidas adoptadas por diferentes gobiernos con el fin de establecer un control más efectivo sobre la circulación de armas y municiones. Posteriormente, la investigación se centra en el análisis de la "bancada da bala", abordando cuestiones fundamentales como la selección de criterios para identificar a sus miembros, sus estrategias para proteger los intereses del lobby armamentista y algunos estudios de casos que involucran a miembros seleccionados del grupo. En el cierre, se examinan algunas de las medidas emprendidas por la bancada con el objetivo de desconfigurar e, incluso en algunos casos, revocar el Estatuto do Desarmamento. Se emplea el método inductivo como enfoque, con el objetivo de construir una conclusión crítica y más amplia que las premisas presentadas. La técnica adoptada consiste en una revisión bibliográfica y documental, que incluye análisis de libros, artículos científicos y legislaciones pertinentes. El propósito final es evaluar la influencia ejercida por este grupo y las medidas adoptadas para flexibilizar el control sobre armas y municiones, a menudo centrando su atención en los oscuros intereses de la industria bélica nacional en detrimento de la seguridad pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.