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Título: Antropofagia visual : a invenção da identidade indígena por meio do vídeo nas aldeias
Autor(es): Bonvicini, Marcela Ulhoa Silveira
Orientador(es): Duarte, Pedro David Russi
Assunto: Índios - identidade
Gravações de vídeo
Cinema
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 6-Ago-2012
Referência: BONVICINI, Marcela Ulhoa S. "Antropofagia visual": a invenção da identidade indígena por meio do vídeo nas aldeias. 2011. 87 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar a construção da identidade indígena por meio de sua auto-representação em vídeo. Para tanto, será levado em consideração um projeto específico, o Vídeo nas Aldeias, que há 25 anos trabalha com a linguagem audiovisual junto à diversas etnias de indígenas no Brasil. Qualquer grupo humano utiliza-se dos mais diversos meios para se auto-representar e criar uma identidade própria, coletiva ou individual. Com os indígenas não é diferente. Seja por meio dos "tradicionais" rituais manifestos na oralidade da fala e no movimento das danças, seja por meio dos "modernos" vídeos, as mais diversas etnias se auto-representam e se inventam, para si e para os outros. É, portanto, a partir da análise da manipulação dos signos convencionais e distintivos manifestos nos filmes nos quais os indígenas são, ao mesmo tempo, cineastas e personagens que o trabalho tenta compreender o processo de invenção da identidade.
Abstract: This work is an analysis of the indigenous identity construction through their self-representation in video. For that, it will be taken into account a specific project called "Video nas Aldeias", that has been working for 25 years with audiovisual language in several ethnic groups of indigenous people in Brazil. Any group of people use the most diverse ways to represent itself and to create its own collective or individual identity. It is not different with indigenous people. The most diverse ethnic groups represent and invent themselves for them and for the others either through "traditional" rituals manifested by the orality of speech and dance movements, or even through "modern" videos. Therefore, it's from the analysis of the manipulation of conventional and distinctive signs in the movies where indigenous are, at the same time, film-makers and characters, that the work will try to understand the process of the identity's invention.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3748
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