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dc.contributor.advisorBatista, Leandro Dias Porto-
dc.contributor.authorColombano, Caio Caldeira-
dc.identifier.citationCOLOMBANO, Caio Caldeira. Inconstitucionalidade da imposição do regime de separação obrigatória aos maiores de 70 anos. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo a análise do art. 1.641, inciso II do Código Civil em relação ao conjunto normativo que regula a situação legal do idoso no Brasil, visando a identificar seu caráter nessa perspectiva e sua consequente conformidade com princípios fundamentais da Constituição da República. Para tanto, especificamente, promove-se o exame da capacidade civil como instituto e a respectiva evolução, observada com a transição entre codificações civis. Na sequência, são analisadas propostas de revogação da referida norma, formuladas ao longo dos anos, bem como de diferentes julgados jurisprudenciais, em especial, com enfoque direto do tema no julgamento do tema 1236 pelo Supremo Tribunal Federal. Elencam-se os princípios e garantias constitucionais violados com a incidência do citado dispositivo, comprovando-se a necessidade de cessar sua vigência por meio da declaração de sua inconstitucionalidade. Considera-se, por fim, ante o estudo de manifestações doutrinárias, jurisprudenciais e legislativas reunidas, que a limitação da capacidade civil plena da pessoa idosa, com base em um critério exclusivamente etário, viola o fundamento maior da Constituição Federal de 1988, haja vista as ofensas perpetuadas ao princípio da dignidade da pessoa humana e aos direitos fundamentais à igualdade e à liberdade. Tais ofensas decorrem da positivação de uma postura discriminatória que trata o envelhecimento como fenômeno incapacitante, cujos efeitos se estendem a várias outras conotações, inclusive podendo atingir eventuais pessoas com as quais o idoso busque se relacionar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRegime de benspt_BR
dc.subject.keywordBrasil. Código Civil (2002)pt_BR
dc.subject.keywordCasamento (Direito)pt_BR
dc.titleInconstitucionalidade da imposição do regime de separação obrigatória aos maiores de 70 anospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-30T14:12:41Z-
dc.date.available2024-01-30T14:12:41Z-
dc.date.submitted2023-12-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37476-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoCosta Neto, João-
dc.description.abstract1The proposal of this work is aimed at attesting the unconstitutionality of imposing the mandatory separation property regime on marriages contracted by individuals aged 70 (seventy) years or older, as regulated by Article 1,641, Section II of the Civil Code. In order to achieve this purpose, an examination of the legal capacity is initially conducted as a legal institution established by the Brazilian legal system, the treatment afforded to the elderly, as well as the historical evolution of the norm conducted with the transition between civil codifications. Subsequently, an analysis of proposals to repeal the normative provision made over the years is carried out in line with the study of different judgments from the Judiciary, especially the direct consideration of the issue through the rulling of Theme 1236 by the Federal Supreme Court. Finally, the constitutional principles and guarantees violated by the application of the normative provision are listed, thus proving the need to declare its unconstitutionality. As a result of the study of doctrinal, jurisprudential, and legislative expressions gathered, it is noted that limiting the full legal capacity of the elderly based solely on an age criteria violates the 1988 Federal Constitution, due to offenses committed against the principle of human dignity, the fundamental rights to equality and freedom, which stem from the enactment of a discriminatory stance that treats aging as a disabling phenomenon.pt_BR
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