Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37464
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_YgorPereiraMartins_tcc.pdf533,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação domiciliar no Brasil : reflexões sobre o projeto de Lei nº 2401 de 2019 frente ao elogio da escola e do professor
Autor(es): Martins, Ygor Pereira
Orientador(es): Lima, Rafael da Escóssia
Assunto: Educação domiciliar
Educação
Educação básica
Data de apresentação: 1-Dez-2023
Data de publicação: 30-Jan-2024
Referência: MARTINS, Ygor Pereira. Educação domiciliar no Brasil: reflexões sobre o projeto de Lei nº 2401 de 2019 frente ao elogio da escola e do professor. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho examina o Projeto de Lei n.º 2401, proposto em 2019, o qual propõe a educação domiciliar como modalidade de educação básica no Brasil. Foi realizada a revisão sistemática da literatura, por meio do diálogo entre expoentes da educação como Gert Biesta (2021), Fernando Savater (2012), Paulo Freire (2023), dentre outros, com o desígnio de propor possibilidades para a prática da educação. Realizada a construção das argumentações entre os autores, observa-se que as escusas do projeto confirmam que sua intenção é apartada de uma educação democrática. Trata-se, pois, de uma propositura de educação sem escola e sem a figura necessária do professor, com escopo na priorização de uma visão conservadora em detrimento da participação plural e democrática. Conclui-se que a educação, como prática da liberdade, importa a oportunidade de emancipação do estudante, disponível dentro da escola, no contato com o outro, atuante como sujeito ativo de sua aprendizagem. Portanto, a educação domiciliar, por relativizar o pleno exercício do direito à educação doa criança e do adolescente, atua em desconformidade com a Constituição, que atribui a absoluta observância dos direitos daqueles titulares.
Abstract: This work examines Bill No. 2401, proposed in 2019, which proposes home education as a form of basic education in Brazil. A systematic review of the literature was carried out, through colloquium between education exponents such as Gert Biesta (2021), Fernando Savater (2012), Paulo Freire (2023), among others, with the aim of proposing possibilities for the practice of education. Once the arguments between the authors were constructed, it was observed that the project's excuses confirm that its intention is separate from democratic education. It is, therefore, a proposal for education without a school and without the necessary role of a teacher, with the aim of prioritizing a conservative vision to the detriment of plural and democratic participation. It is concluded that education, as a practice of freedom, involves the student's opportunity for emancipation, available within the school, in contact with others, acting as an active subject of their learning. Therefore, home education, by relativizing the full exercise of the child and adolescent's right to education, acts in disagreement with the Constitution, which attributes absolute observance of the rights of those holders.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.